Slow Fashion: Uma Alternativa Sustentável e Consciente

Cada vez mais esse movimento ganha notoriedade e adeptos, mas do que se trata o Slow Fashion? Traduzindo de forma literal podemos ter uma rasa noção do seu real significado. O termo foi criado pela inglesa Kate Fletcher, consultora de design sustentável e professora do Centre for Sustainable Fashion.

Em contramão ao fast fashion, movimento de produção e consumo desenfreados, o slow fashion propõe consumir moda de forma comedida e consciente. O movimento incentiva que os consumidores estejam cientes de todas etapas que envolvem a cadeia produtiva do mundo da moda, desde a concepção do produto, da venda, do uso até a futura reutilização das peças.

Além de se preocupar com o impacto positivo no meio ambiente, o movimento também importa-se com os aspectos econômicos e sociais do ciclo da moda. O slow fashion valoriza a história e a relação das peças com as pessoas e por isso promove a criação de peças atemporais, com um design único. O Prettynew, como instituição, incentiva através da revenda das peças de luxo essa forma de consumir conscientemente.

Comentários