Moda Sustentável — Conceitos e Estilos

A sustentabilidade é um tema que vem sendo debatido nas mais diversas esferas da sociedade e a indústria da moda não ficou de fora dessa. Felizmente temos visto cada vez mais e mais pessoas se preocupando com os recursos necessários para produzir peças de roupa, com a mão de obra utilizada e, principalmente, com os recursos.

Você sabia que são utilizados mais de dois mil litros de água para produzir uma blusa de algodão? Cerca de 10 mil litros para uma calça jeans? Nove mil em um par de sapatos? Produzir o que você veste custa caro para o meio ambiente e é nossa obrigação cuidar do planeta em que vivemos.

O conceito de moda sustentável e consciente

Na história, a indumentária se tornou uma maneira de estabelecer um status social. Com o passar dos anos, passou-se a diferenciar a nobreza da plebe a partir das peças de roupa. Hoje, quando adquirimos novas roupas e acessórios de acordo com as tendências de cada temporada e depois deixamos sem utilidade, esse estigma perdura-se cada vez mais.

Consumir de maneira tão acelerada — não somente peças de roupa, mas tudo que é adquirido desenfreadamente — afeta profundamente o meio ambiente. Se continuarmos da mesma forma, esse processo não poderá ser revertido. A indústria têxtil é uma das que mais polui e consome recursos naturais.

O consumo consciente diz respeito a repensar a forma com a qual você adquire suas peças. Já parou para pensar quando foi a última vez que levou algo para arrumar? Muitas vezes não é preciso comprar um item novo, basta consertá-lo. Reconheça o real valor de suas roupas. Comprar de maneira responsável é comprar tendo consciência de todos os impactos que está gerando.

Redesign e reaproveitamento

O redesign é um dos conceitos relacionados à moda sustentável que está mais em alta no momento. Fazer um redesign significa reutilizar, de alguma maneira, uma peça que seria descartada.

Alguns exemplos são:

  • aperfeiçoar/customizar uma peça, ajustando-a ou incrementando-a;
  • atualizar uma peça de acordo com as novas tendências;
  • reutilizar o tecido/matéria-prima da peça para criar ao novo.

O reaproveitamento diz respeito a outro conceito. Comprar em brechós é uma ótima forma de incentivar o reaproveitamento de peças de roupa, além de ser o melhor caminho em busca de uma moda sustentável e consciente, pois dá a uma determinada peça de roupa uma segunda chance. Dessa forma, você compra sem impactar a natureza e seus insumos.

Para começar agora mesmo sua jornada em busca de um consumo mais consciente, acesse o Pretty New, brechó de second-hand luxury que conta com peças para todos os gostos e estilos.

Comentários