Coco Chanel — Saiba Tudo Sobre a Mais Famosa Estilista Francesa

Hoje temos o privilégio de compartilhar com você o resumo da história de uma das mulheres que mais marcaram o universo fashion. Quer conhecer a trajetória de Coco Chanel, que deu o nome a uma das grifes que mais brilha até hoje?

Confira este artigo na íntegra e entenda porque ela foi — e continua sendo — um personagem relevante para a moda, principalmente quando o assunto é empoderamento feminino.

Coco Chanel e seu foco no que realmente é prioridade

Gabrielle Bonheur Chanel nasceu na França e teve uma infância difícil. Perdeu a mãe cedo e, aos seis anos de idade, foi abandonada pelo pai. Junto de quatros irmãos, passou por muitos obstáculos. Contudo, talvez este processo tenha ajudado a amadurecer e ter uma mente focada em encontrar soluções.

Em 1910, Coco — nome artístico que adquiriu em uma pequena carreira como cantora em cafés — começou a trabalhar em uma loja de chapéus, onde aprendeu bastante e se descobriu como uma ótima designer. Anos depois, abriu sua própria loja, onde passou a desenhar não apenas os acessórios, como também peças de roupa.

Os diferenciais de Coco

Foi justamente em Paris, em meio ao cenário mais romântico da terra, onde as mulheres eram idealizadas com uma imagem completamente diferente dos homens, que Coco Chanel começou a criar suas coleções, que priorizavam conforto e elegância. Isso significa que a estilista não se importava com o que era padrão. Logo, criou modelos de calças femininas — o que chamou muita atenção em meio ao cenário da época.

Uma de suas frases célebres diz que “elegância é tudo aquilo que é belo, seja no direito, seja no avesso”. Ou seja, o que era essencial aos olhos de Chanel era a beleza, independentemente dos padrões.

Atemporalidade de Coco Chanel e a moda consciente

Com tamanha personalidade, não demorou para que Gabrielle fizesse sucesso na França, na Europa e no mundo. Com o pensamento de que não acreditava em uma moda não durável, declarou que era contra jogar roupas fora apenas porque uma estação chegou ao fim.

Temos aqui uma história de uma mulher completamente à frente de seu tempo, pois muitos de seus pensamentos estão alinhados com a realidade atual, décadas depois.

Hoje, a marca Chanel conta com linhas diversas de produtos, o que demonstra como a grife pode envolver o universo feminino por completo, oferecendo produtos para as mais variadas necessidades.

Gostou de conhecer mais sobre Coco Chanel e sobre como esta mulher, há muitos anos atrás, pôde ser tão inspiradora? Confira outros artigos sobre o segmento fashion em nosso blog e lembre-se de que “a moda sai de moda, o estilo jamais” — mensagem de Gabrielle Bonheur Chanel.

Comentários