Qual é a Diferença entre Moda Sustentável e Moda Consciente?

Foi-se o tempo em que o mundo da moda era superficial e pautado apenas no consumo desenfreado. Hoje, as maiores tendências do setor são dois conceitos incríveis: moda sustentável e moda consciente. Muitos, porém, não entendem a diferença (e as semelhanças) entre ambos.

Hoje nós vamos explicar o que significa cada um deles e como você pode fazer para implementá-los em sua própria vida. Confira este artigo e descubra tudo sobre o assunto!

Entenda a diferença entre os termos!

Você, provavelmente, já se deparou com os termos moda sustentável e moda consciente enquanto navegava na internet ou escutava alguma conversa, não é mesmo? É comum que sejam utilizados, por exemplo, como sinônimos um do outro. Porém, na verdade, existem muitas diferenças.

Moda consciente

Em um determinado momento, a moda realmente não se preocupava com o impacto que a indústria tem na sociedade. Hoje, porém, a situação é bastante diferente. Moda consciente é sobre se preocupar com o caminho que uma peça de roupa faz até chegar no consumidor final, o ciclo da moda.

Os adeptos da moda consciente pensam em quantas vezes aquela peça será utilizada, fazendo uma compra muito mais assertiva. Além disso, buscam aquelas que foram produzidas para durar um período de tempo maior, deixando o fast fashion de lado.

Diferente da moda sustentável, que você verá abaixo, a moda consciente depende muito mais do consumidor do que do próprio produtor, pois é uma escolha pessoal. Apostar em brechós, por exemplo, também é uma ótima prática para contribuir com a tendência.

Moda sustentável

Diferente da moda consciente, a moda sustentável tem muito mais a ver com quem está desenvolvendo as peças de roupa. O produtor se preocupa com os impactos ambientais de seus processos, bem como com os recursos que são utilizados nos processos.

Hoje, quando falamos de moda sustentável, temos visto, cada vez mais, a chamada “eco fashion”, com materiais alternativos, reciclados e que não impactam de maneira tão negativa no meio ambiente, como corantes naturais e fibras orgânicas.

Se você gostou de saber mais sobre os conceitos de moda sustentável e moda consciente, passe agora mesmo no Pretty New, e-commerce de second-hand luxury! Lá, a economia colaborativa é uma palavra de ordem e você estará contribuindo para uma moda mais consciente.

Comentários