Você Sabe o Que é Slow Fashion?

O ciclo da moda está sendo cada vez mais repensado, buscando trazer mais benefícios e menos impactos para o nosso planeta como um todo, tanto social, quanto ambientalmente. Inspirado pelo slow food — movimento que busca a qualidade da alimentação frente à produtos cada vez mais processados —, o slow fashion é uma alternativa socioambientalmente correta ao fast fashion.

O termo anda lado a lado com os conceitos de moda consciente e moda sustentável, indo contra a maré da moda globalizada. Conheça mais sobre essa reflexão do mundo fashion e sobre a conscientização da produção do nosso vestuário!

A história do slow fashion

O termo “slow fashion” foi utilizado pela primeira vez em 2008, pela consultora inglesa Kate Fletcher. A cultura de produção em massa alimentada pelas grandes cadeias de lojas ao redor do mundo e seus consumidores foi o ponto de partida para o desenvolvimento do conceito.

O apelo visual, o novo, a imagem, a dependência, a produção em grande escala e a falta de consideração com os impactos que isso traz para a sociedade e o meio ambiente são os elementos que caracterizam o fast fashion.

O slow fashion, em contrapartida, apoia a produção em pequena e média escala, a diversidade, a autoconsciência e está profundamente ligada aos impactos que pode trazer para nossas vidas.

Trazendo o para o seu dia a dia

É muito fácil contribuir para o slow fashion e trazer o conceito para o seu dia a dia. Uma das práticas mais interessantes é investir na reutilização de peças de roupa ao invés de consumir novas. Isso pode ser feito tanto por meio da compra em brechós, quanto da transformação de seus itens.

Seja consciente, evite adquirir peças que são tendência no momento e deixarão de ser utilizadas na próxima temporada. O mais importante, porém, é dar o exemplo. Fale sobre o assunto com suas amigas, apresente-as ao conceito e mostre a importância que esse tipo de atitude pode ter.

O slow fashion é um lembrete para aqueles que argumentam que o mundo da moda diz respeito apenas ao capitalismo quando, na verdade, é possível zelar por você, pelo outro e fazer a diferença no planeta em que vivemos.

Pronta para fazer sua parte? Passe agora mesmo no Pretty New, e-commerce de second hand luxury e comece sua busca por itens incríveis que vão impactar nosso planeta de maneira positiva.

Comentários