Marcas de Luxo Sustentáveis

Para ser uma marca incrível não basta ter produtos com um super design, conceito único e qualidade absurda de excelente, é preciso pensar no todo, e o todo engloba todas as questões que de certa forma o seu produto vai impactar, o meio ambiente, a sociedade, as pessoas que participam do desenvolvimento e produção, os parceiros, as pessoas que se envolvem na marca, na venda, até o seu cliente final, tudo isso faz uma marca ser de fato incrível, também, uma das marcas de luxo sustentáveis que vamos mostrar aqui pra você.

Já vimos muitas histórias macabras de marcas, até mesmo de luxo, que já se utilizaram de mão de obra escrava na sua produção, marcas que se orgulham em ofertar casacos e roupas de pele de animais, e que sempre pensaram na ostentação e no dinheiro, e nunca no valor de fato daquilo que vende. Na contramão de uma cultura não muito agradável do universo da moda (e que finalmente está mudando!), hoje trouxemos algumas marcas de luxo sustentáveis para vocês. Vejam e deem valor para quem merece valor!

Marcas de Luxo Sustentáveis

STELLA MCCARTNEY

STELLA MCCARTNEY

Uma marca que se destaca muito quando o assunto é sustentabilidade é a Stella McCartney.

A marca foi uma das primeiras a abolir completamente o uso de pele, couro e penas de animais em suas produções.

Hoje todos os produtos são desenvolvidos à base de tecidos sustentáveis, como o algodão orgânico, o poliéster reciclável e o náilon.

A estilista também tem parceria com a Parley for the Oceans, organização que mobiliza pessoas públicas e grandes marcas a favor da limpeza dos oceanos e da preservação da vida marinha, tentando trazer para o público maior conscientização ecológica e de consumo.

Nessa parceria, Stella conseguiu desenvolver a fabricação de tênis a partir de resíduos de plásticos retirados do mar.

VALENTINO

Valentino

A Valentino é considerada, inclusive pelo Greenpeace, uma das marcas de luxo com melhor desempenho em ações sustentáveis na produção de suas peças. A marca preza pelo desmatamento zero, tanto quando se trata do couro de seus produtos quanto de suas embalagens, e todo o seu processo de produção tem um cuidado especial para que haja o menor impacto possível ao meio ambiente.

ARMANI

Armani

Assim como a Stella McCartney, a Armani também já anunciou o fim do uso de couro animal em suas produções. Fora isso, que já é maravilhoso, a marca usa a verba arrecadada na venda de alguns de seus perfumes para contribuir com o projeto Green Cross International, que ajuda povos carentes que sofrem com a falta de água potável.

À LA GARÇONNE

À LA GARÇONNE

Orgulhinho de ter marcas brasileiras nessa lista! *-* A marca À La Garçonne se destaca por procurar incluir a utilização de materiais recicláveis e tecidos que seriam descartados na produção de suas peças. É a reciclagem se transformando em luxo!

BURBERRY

Burberry

Bolsas Burberry

A Burberry, apesar de não ter ainda muitas evidências claras de ações sustentáveis que se destacam, a marca vem investindo em estudos e maquinários que consigam produzir couro em laboratório, usando a famosa impressão 3D, então logo logo ela se destaca na sustentabilidade de seus produtos também.

KERING

Para quem não sabe, a Kering é um grupo conglomerado de algumas das grandes marcas de luxo mais conhecidas, dentre elas, Stella McCartney (que já falamos ali em cima), Gucci, Brioni, Sergio Rossi, Bottega Veneta, Boucheron, Yves Saint Laurent, Bédat & Co, Alexander McQueen e Balenciaga.

A Kering tem um muito bom estruturado plano de sustentabilidade, com várias ações englobando todas as suas marcas, e que prometem até 2025 minimizar o impacto ambiental em até 40%, melhorar aspectos sociais e trazer mais inovação no setor da moda de luxo.

Uma de suas metas é aumentar em 20% o uso de matérias primas orgânicas e sustentáveis na cadeia de produção de todas as marcas, como o algodão, a seda, a viscose e a lã, todos orgânicos, além de remover os metais pesados compostos no tingimento industrial de suas peças. Além disso, a meta é diminuir em 50% a quantidade de carbono emitido hoje no seu processo produtivo.

Outro ponto interessante adotado pela Kering, e que poderia servir de espelho para outras marcas, é a criação de desafios para estudantes universitários criarem inovações sustentáveis para esse mercado têxtil, e premiá-los por isso. Assim todo mundo sai ganhando!

ETAT LIBRE D’ORANGE

Talvez essa seja a ação mais curiosa e mais incrível de todas as marcas de luxo sustentáveis que citamos aqui. A Etat Libre d’Orange é uma marca de perfumes que criou uma fragrância exclusiva chamada Les Fleurs du Déchet, ou As Flores do Lixo em português, que foi desenvolvida a partir de resíduos que sobram da produção de outros perfumes da indústria. Isso não é espetacular??

Entre os componentes reciclados que compõem as notas desse perfume, podemos encontrar sobras de pétalas de rosas, purê de maçã e serragem de cedro. Não sei vocês, mas nós aqui ficamos super curiosos para sentir essa inovação.

Continue acompanhando o nosso blog para aprender cada vez mais como ser sustentável, e… Up Planeta! o/ Juntos podemos transformar o mundo.

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