Hábitos de Consumo Consciente para Aplicar no seu Dia a Dia

Tem muita gente por aí que só começou o ano oficialmente agora, depois do carnaval, e até mesmo se você não curte tanto uma folia, as promessas de ir para a academia, começar um novo projeto, entrar em um relacionamento, ter um planejamento financeiro, estipular metas… às vezes ficam só para depois desse período, quando parece que tudo voltou finalmente ao “normal”. Pois bem, agora que o ano começou não existem mais desculpas para colocar a vida nos trilhos, hein! Pensando nisso, listamos algumas dicas para te ajudar a praticar um consumo consciente e adotar hábitos melhores em 2020. Que tal colocá-los nas suas metas? Anota aí:

CONSUMA APENAS O NECESSÁRIO

Mas… Até onde o que eu quero pode ser considerado necessário ou não? Para medir o que é ou não necessário, sem extremismos que vão nos fazer desistir antes mesmo de iniciar a meta ou sem filtro que vai nos fazer consumir loucamente com a consciência fake de consumo consciente, é importante fazer uma reflexão antes de qualquer compra.

  1. Eu realmente preciso disso?
  2. Por que eu acho que preciso disso?
  3. Vai ter uma impacto significativo na minha vida, no meu dia a dia?
  4. Será que não posso reutilizar, transformar ou consertar o que já tenho?

E pronto, se conseguir se convencer respondendo tudo isso de forma positiva e substancial, significa que você de fato precisa dessa compra e que ela vale a pena. Assim, deixamos de consumir por impulso e contribuímos para um mundo com menos lixo e mais consciência. 💚

CUIDADO COM EMBALAGENS!

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, 80% das embalagens são descartadas após serem usadas uma única vez!! Imaginem a quantidade de lixo que isso acaba gerando.

Por isso, é necessário, super urgente, essencial e primordial, optarmos sempre por produtos que utilizem menos plástico, que sejam recicláveis, e o melhor, que nos dê opção de reuso, seja através de refil ou até embalagens que depois nos sirvam para organização e decoração.

COMPARTILHE

A ideias colaborativas e conscientes têm ganhado cada vez mais espaço, não só no comércio, mas na vida das pessoas. A partilha tem se tornado cada vez mais natural, vemos isso na popularização de serviços como compartilhamento de carros, como o Moobie, de viagens, como Uber, e até de casas, como o Airbnb.

Partilhar é cool e essencial, veja o que você pode partilhar com outras pessoas na sua vida, algumas dicas:

  • Partilhe a viagem para o trabalho com seu/sua colega, evite a emissão de mais poluentes, oferecendo e pegando carona com amigos.
  • Partilhe roupas, acessórios, bolsas e sapatos com suas amigas! Isso vai te dar uma infinidade de possibilidades de looks, te fazer economizar e evitar compras desnecessárias.
  • Partilhe conhecimento consciente!! Conte para as pessoas o que você faz e sabe sobre consumo consciente, poste nas suas redes sociais, conhecimento é poder, e quanto mais pessoas aprenderem ações quem mudem o seu dia a dia, mais perto estamos de um mundo melhor.

DÊ UMA SEGUNDA CHANCE

É sempre bom lembrar, nem tudo é descartável, às vezes algo que aparentemente chegou ao fim pra gente, não necessariamente chegou ao fim para o outro.

Dê uma segunda chance para suas roupas, sapatos, bolsas, móveis, artigos de decoração… Doe para quem precisa ou venda em brechós (conheça o Prettynew, lá você pode dar uma segunda chance para suas peças e também comprar peças incríveis que estão prontas para fazer uma segunda pessoa feliz!).

Ah, além de vender, compre de brechós também! Só com esse ciclo de reuso vamos conseguir combater o consumismo desenfreado e a produção crescente de lixo e resíduos poluentes no nosso planeta.

SAIBA DE QUEM ESTÁ COMPRANDO

Dê preferência sempre para empresas com compromisso sustentável e social. Empresas sustentáveis e engajadas já não podem ser consideradas um diferencial, precisam ser a regra. Preocupar-se com questões socioambientais precisa ser um pré-requisito para uma marca ser realmente bem-sucedida, e estar atento a essas informações na hora de comprar / consumir é primordial para tornar isso natural na nossa sociedade. 

DIVULGUE O CONSUMO CONSCIENTE

Hoje, com a ajuda da internet, é fácil e rápido disseminar ideias, causas e movimentos e dar visibilidade para aquilo que realmente importa. Porém, mesmo com essa facilidade e com todas as informações que recebemos diariamente, ainda existem pessoas que sabem muito pouco ou que simplesmente não dão atenção, por isso devemos nos engajar e compartilhar sempre! Vamos tornar isso um top assunto!

REFLITA SEUS VALORES

Refletir sobre os nossos valores é olhar para cada um dos pontos acima e introduzi-los no nosso dia a dia. É repensar o que consumimos, como consumimos, de onde consumimos. É olhar para o mundo com cuidado e fazer a nossa parte para que tenhamos um futuro melhor. 🌿

Gostaram das dicas? Compartilhem aqui nos comentários hábitos de consumo sustentáveis que você já pratica. Vamos adorar conhecer novas formas e adotá-las também! 💚

Comentários