9 Dicas para um Home Office Produtivo

A semana começou bem diferente para boa parte dos brasileiros. Infelizmente, com a chegada do COVID-19 por aqui, eventos foram cancelados, estabelecimentos fechados, aulas suspensas, programas de auditório reproduzidos sem platéia, e as empresas, como não poderiam parar, têm adotado a prática do famoso home office.

A recomendação é: FIQUE EM CASA. Evite ao máximo o contato com outras pessoas e a consequente proliferação do vírus. E olha, é mega importante que estejamos atentos e sigamos todas as orientações de saúde pública, ok?

Agora, pensando na questão do home office, sabemos que nem todos estão habituados, e que trabalhar fora do ambiente “oficial” de trabalho tem seus prós e contras. Por isso, trouxemos algumas dicas para ajudar essa temporada de #StayHome a ser realmente produtiva.

NÃO FIQUE DE PIJAMA

9 Dicas para um Home Office Produtivo

É fato que estar em casa nos dá aquela vontade imensa de permanecer o dia inteiro com aquele pijama confortável que a gente ama, porém, ao acordarmos, é necessário que o nosso cérebro entenda que estamos indo trabalhar – mesmo que seja até no próprio quarto. Por isso, nada de pantufas! Tome um banho, troque de roupa, faça aquele café da manhã reforçado e haja como se fosse um dia normal indo para a empresa.

QUE TAL UM POUCO DE ENDORFINA?

9 Dicas para um Home Office Produtivo

Se na correria de um dia comum você nunca encontra um horário para se exercitar, esse é o seu momento! Que tal aproveitar o tempo que você gastaria no trajeto para o trabalho e praticar alguns exercícios em casa? Exercitar-se, faz com que o corpo gere energia e libere endorfina, a grande responsável por melhorar o nosso humor, desenvolver a nossa memória, aumentar a nossa concentração e ainda enriquecer o nosso sistema imunológico. ❤ E a boa notícia, para não ter mais desculpas, é que existem vários aplicativos e canais no YouTube com aulas gratuitas de Yoga, aeróbica, musculação e até pilates! Só não esquece que os exercícios devem ser feitos em casa, pois a ideia é evitar ao máximo locais fechados, com grande quantidade de pessoas, poupando a si mesmo e aos outros de contaminação.

ESCOLHA UM LOCAL ADEQUADO

9 Dicas para um Home Office Produtivo

Pode ser que você tenha um escritório em casa e não precise preparar um cantinho para trabalhar, porém, pode ser que você seja do time daqueles que vão se virar nos trinta para encontrar um lugar silencioso e adequado para realizar as tarefas do dia. Pois bem, se você faz parte desse time, aqui vão as nossas recomendações:

Privacidade – Não é fácil, ainda mais se a sua casa se encontra cheia de pessoas o tempo inteiro, porém, tente deixar claro que você não está disponível e que interromper o seu trabalho, pode fazer com que você perca o foco e seja prejudicado posteriormente.

Iluminação – Um local arejado, com uma janela por perto, é perfeito! A luz do sol faz com que fiquemos mais despertos e dispostos, ajudando na concentração. Mas se você não pode contar com essa faceta, não há problema, a iluminação artificial adequada também pode ajudar.

Organização – Não dá pra produzir e se concentrar em um ambiente completamente bagunçado, cheio de roupas, fios e objetos jogados para todos os lados, hein? Por isso, limpe e arrume o seu espaço. Vale até deixar um aromatizador espalhando um cheirinho que você goste.

Decoração – Nada melhor que poder trabalhar em um local agradável, leve, que te faz bem e te traz bons sentimentos. Se você tem alguma planta por aí, um quadro especial ou uma lembrança daquela viagem inesquecível, por que não colocar na sua mesa?

ON PARA O TRABALHO, OFF PARA AS REDES SOCIAIS

9 Dicas para um Home Office Produtivo

Em casa, não há nada e nem ninguém nos impedindo de dar aquela conferida nas redes sociais. O que não é nenhum crime, porém, sabemos o quanto aquela “olhadinha” interminável pode nos atrapalhar se não soubermos usufruir de maneira saudável, ainda mais com tantas informações sendo bombardeadas a todo instante nesse período caótico. Vamos silenciar as nossas notificações? Pelo menos aquelas que não são necessárias no horário de expediente.

PS:. Se você trabalha com redes sociais aí é outro história, maaaas… Lembrando que aí vale focar exclusivamente nas redes sociais e conteúdo que sirvam para trabalho, né? Cuidado para não se boicoitar!

VAMOS DE PODCAST?

9 Dicas para um Home Office Produtivo

Não sei vocês, mas nós aqui amamos um podcast! Diferente dos feeds das nossas redes sociais, os episódios contam com uma narrativa, um começo, meio e fim, o que é ótimo, pois conseguimos manter uma linha de raciocínio sobre determinado assunto e refletir sobre ele – é uma loucura receber uma informação a cada post e uma quantidade interminável de posts, vocês não acham? Além disso, boa parte dos podcasts contam com diferentes pontos de vista, áreas e especialistas, o que nos ajuda a formar a nossa própria opinião, pautada em diálogos pertinentes e conteúdo de valor. E o melhor, é prático e possível de conciliar com outras atividades, por isso, não poderia faltar aqui nas nossas dicas. Você pode ouvir enquanto trabalha e enriquecer bastante o seu repertório!

NÃO ESQUEÇA DA ALIMENTAÇÃO

9 Dicas para um Home Office Produtivo

Temos escutado muito sobre o autocuidado, o ouvir o nosso corpo e a nossa mente – sim, eles falam – e hábitos que podem nos ajudar nessa jornada. Dentre esse hábitos, sem sombra de dúvidas, está a nossa alimentação. Aliada importantíssima para uma boa saúde, dos dias produtivos e de uma vida de equilíbrio, ela pode nos salvar e muito! Por isso, aproveite esses dias em casa para preparar refeições saudáveis, se alimentar de 3 em 3 horas, beber a quantidade água necessária e dar a devida importância para essa área tão essencial, que muitas vezes é deixada de lado por conta da correria do nosso dia a dia.

DEIXE TUDO AO SEU ALCANCE

9 Dicas para um Home Office Produtivo

Distração não é só a notificação de um comentário no Facebook. A TV ligada, as pessoas transitando, lanchinhos em todo o tempo, aquele carinho no pet… Se toda vez que você precisar de caneta, tesoura, grampeador, papel ou uma bebida, você precisar atravessar todas essas “tentações”, é provável que você perca muito tempo e acabe se dispersando. Diante disto, prepare o ambiente com tudo aquilo que é necessário para que tudo flua da melhor maneira possível.

LIMITES SÃO IMPORTANTES

9 Dicas para um Home Office Produtivo

É fato que devemos manter o foco e a disciplina para a prática do home office, porém, é sempre bom lembrar – seja em casa, na empresa ou em qualquer outro lugar – as pausas são necessárias para manter a produtividade. Reserve ao menos 15 minutinhos durante o dia para alongar-se e respirar fundo por um momento, o mais importante, trabalho tem hora para começar e tem hora para parar. Defina uma rotina de horários, isso é muito importante.

PREVINA-SE

9 Dicas para um Home Office Produtivo

Por fim, mas não menos importante para o home office, vale ressaltar que o momento que estamos passando é delicado e merece toda a nossa cooperação e atenção. Logo, não esqueçam de lavar as mãos, passar um tanto de álcool gel, manter os ambientes limpos e abertos, evitar aglomerações e principalmente, o contato com pessoas que estão no grupo de risco. Tenham responsabilidade. Pensem no coletivo!

Agora, compartilha aqui com a gente, também vai passar alguns dias de home office? Faz algo em especial para manter o foco? Adoramos receber dicas de vocês também.

Comentários