#XôCorona – Como Descontaminar Embalagens

Assunto sério, muito sério: em meio à pandemia do novo coronavírus e a consequente quarentena, estamos vendo muitas pessoas confusas quanto às práticas para evitar uma possível contaminação. Não basta ficar em casa e não cuidar do que entra na sua casa, por isso hoje vamos falar sobre como descontaminar as embalagens que trazemos de fora e manter a nossa proteção e da nossa família.

Esse artigo foi inspirado em um blog que amamos e super acompanhamos, o Goop.

Quase tudo relacionado ao SARS-CoV-2 (o novo coronavírus) ainda tem um grande ponto de interrogação. Sabemos pouquíssimo sobre a forma de contaminação e propagação, mas já compreendemos que todo cuidado é pouco. Tudo aquilo que trazemos para dentro de casa, segundo o professor de biologia Ron Kopito, devemos tratar como se estivesse, de fato, contaminado. É claro que nem todas as coisas estarão contaminadas, mas já que não há como saber, é legal higienizar tudo. Acredita-se que o vírus se espalhe principalmente de pessoa para pessoa e que tocar objetos não é o principal meio de propagação; também não existem evidências concretas sobre a transmissão por alimentos, o que gerou uma dúvida de muitos sobre o que deve ser feito em relação à descontaminação ao levar mantimentos e pacotes para dentro de casa sem levar a COVID-19 junto.

Além disso, grande parte das pessoas que mostram positivo ao vírus são assintomáticas e podem não saber que estão disseminando o vírus, o que coloca em risco até mesmo o isolamento social com uma entrega mal higienizada, onde os itens podem ser contaminados antes mesmo da chegada a sua casa.

O vírus pode durar até quatro horas em cobre, até vinte e quatro horas em papelão e até três dias em plástico e aço inoxidável, se espalhando muito facilmente. Em geral, recomenda-se que separe e descontamine tudo o que trouxer tomando os devidos cuidados necessários.

#XôCorona – Como Descontaminar Embalagens

Como Descontaminar:

Antes de comprar:

  • Crie uma zona para descontaminar os objetos, separada do local em que vive diariamente. Pode ser na sua garagem, perto da lavanderia, num quintal arejado; É aqui que você deixa todos os itens que não precisam refrigerar imediatamente, pelos três dias necessários para que todos os traços possíveis do COVID-19 possam sair desses pacotes e objetos.
  • Crie uma área de limpeza separada da zona de descontaminação, onde os itens serão descontaminados para uso imediato ou refrigeração. Tenha uma tesoura, panos descartáveis, álcool 70°, água corrente e um cesto de lixo à mão.

Depois das compras:

  • Higienize as mãos depois das compras para não contaminar a porta da frente e leve todos os mantimentos e embalagens não perecíveis para a sua zona de descontaminação. Deixe-os lá por três dias.
  • Leve produtos, carnes e outros produtos perecíveis para a sua área de limpeza. Suas mãos agora podem estar contaminadas. Lave-as antes de tocar em qualquer coisa (por exemplo, fechando a porta da frente).

Quando se tratar de produtos frescos ou qualquer outro alimento “molhável”, você pode mergulhar em água com sabão:

  • Com as mãos limpas (ou um ajudante), encha uma pia cheia de água com sabão.
  • Coloque o produto dentro. Lembre-se sempre que suas mãos agora podem estar contaminadas pelas sacolas. Coloque as sacolas no lixo ou na zona de descontaminação e depois lave as mãos. 
  • Deixe o produto de molho por quinze minutos, depois esfregue, enxágue com água corrente e coloque-o em um pano limpo para secar.

Para produtos perecíveis do balcão de carne, embrulhados em sacos plásticos e papel de açougueiro:

  • Com as mãos limpas e fora da área de limpeza, estenda alguns recipientes limpos para guardar os alimentos.
  • De volta à área de limpeza, desembrulhe o papel de açougueiro e coloque-o no lixo. De novo, suas mãos agora podem estar contaminadas. Esvazie a carne da sacola plástica em um dos recipientes limpos colocados fora da área de limpeza. Coloque a sacola suja no lixo. Lave as mãos antes de fechar o recipiente e guardá-lo na geladeira.
  • Os alimentos manipulados no balcão de carne podem estar contaminados – considere-os não contaminados somente depois de cozidos, ok?

Para recipientes à prova d’água, como garrafas plásticas, sacos ou caixas de leite:

  • Pulverize com um desinfetante, ou, como alternativa, faça o seu próprio. É só adicionar quatro colheres de chá de água sanitária a um litro de água em uma área bem ventilada. Após a aplicação, aguarde pelo menos um minuto para a solução de água sanitária desinfetar.
  • Lave bem com água e sabão como faria com as mãos.
  • Recomendações para o uso de gel ou toalhas à base de álcool para esse fim são baseadas nas recomendações da OMS para a higienização geral. Demora de vinte a trinta segundos para que 60 % a 70% de álcool seja eficaz, por isso é recomendável usar uma quantidade generosa de produto que leva pelo menos vinte segundos para secar.

Para caixas de cereais e outras caixas de papel:

  • Abra a caixa. Sem tocá-lo, despeje o saco interno de cereal em uma superfície limpa fora da área de limpeza. Descarte a caixa. Lave as mãos.

Trouxemos uma dica do Kopito (o biólogo que citamos lá em cima): “Se possível, compre uma caixa de luvas descartáveis e utilize-as ao fazer compras. Importante, remova e descarte as luvas antes de entrar em sua casa, tocar na maçaneta da porta, abrir a porta do carro ou dirigir. Depois de usadas para tocar em materiais contaminados, presume-se que as luvas estejam contaminadas. Lembre-se, mesmo que use luvas, você ainda deve lavar as mãos e desinfetá-las ao voltar para sua casa. ”

Bem, é isso aí, agora é o momento de muito cuidado, se todos fizermos a nossa parte, temos certeza de que em breve essa fase será só uma lembrança difícil, mas de muitos aprendizados, e estaremos juntos de novo.

Fiquem bem.


Este artigo é somente para propósitos de informação. Não é, nem pretende ser, um substituto para aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional e nunca deve ser invocado para aconselhamento médico específico. Na medida em que este artigo apresenta o conselho de médicos ou médicos, as opiniões expressas são as opiniões do especialista citado e não representam necessariamente as opiniões do Prettynew.

Comentários