Dicas práticas de como organizar seu closet

A gente sabe que nem sempre é possível ter aquele closet lindo de foto de revista todo organizadinho, às vezes até por cores, formando um arco-íris de dar inveja e peso na consciência. Para te ajudar na missão closet nível Pinterest, trouxemos a Carol Frota, personal organizer da @duo.organizers para nos dar algumas dicas de como organizar seu closet.

COMO ORGANIZAR O CLOSET

Veja o vídeo e o passo a passo logo em seguida 🙂

Primeiro Passo: Quais Peças Não Usa Mais?

A primeira coisa que você precisa ter em mente quando resolver organizar o seu closet é: PRATICAR O DESAPEGO.

Dificilmente vamos encontrar alguém que use 100% do que tem no armário, todo mundo tem aquela peça que não usa mais por n motivos, ou porque não serve mais, não faz mais parte do seu estilo, comprou e quando chegou em casa percebeu que não combinava com nada, ganhou e não gostou, enfim, o desapego é livre e liberado para todas essas peças que estão aí paradas.

Comece olhando todas as peças que tem no closet e escolhendo aquelas que não usa mais. Essas peças você pode separar em:

  • Quais peças vão para conserto
  • Quantas você pode doar
  • Quais delas deve jogar fora (se estiver em mal estado)
  • E quais peças você VENDER

Lembrando que para essa última opção, você pode contar com o Prettynew. Se quiser já pode clicar aqui e ir para Quero Vender do nosso site.

Segundo Passo: Jogue Tudo na Cama!

Isso mesmo, hora da bagunça! Pegue tudo, eu disse tudo mesmo, que você tem, e jogue na cama.

Isso vai te dar a real visão da quantidade de peças que você tem. Muitas vezes o armário é grande e nos deixa sem noção das peças que temos e de quais realmente precisamos.

QUANTIDADE NÃO É QUALIDADE, lembre-se sempre disso.

É muito melhor ter um armário com peças únicas, que expressem a sua personalidade, que combinem entre si e que sejam de qualidade, do que ter um armário pingando roupas de tão cheio, e que sempre vai te deixar confusa na hora de se vestir.

Terceiro Passo: Hora da Limpeza!

Aproveitando que colocou tudo na cama e o armário ficou vazio, vamos fazer algo muito importante e que raramente fazemos, justamente porque o closet está sempre ocupado.

Pegue um pano com álcool e higienize o seu closet. Isso é essencial, vai evitar a proliferação de insetos, como traças e aranhas.

Se perceber alguma presença de mofo, use um vinagre de álcool em todo o armário. Com um pano úmido no vinagre, vá passando em todas as partes, depois deixe aberto até secar sozinho.

Quarto Passo: Separe Tudo por Categoria.

Isso mesmo, separe camiseta com camiseta, calça com calça, roupas de pendurar com roupas de pendurar, pijamas com pijamas… Separe tudo por categorias, até que tudo esteja com seus “semelhantes”.

Isso vai ajudar muito no momento que for colocar tudo no armário.

Quinto Passo: Hora de Dobrar.

Pegue agora as categorias das roupas dobráveis, aquelas que não vão para os cabides, e dobre tudo de forma padronizada.

Uma dica, você pode usar moldes de padrão para dobrar tudo do mesmo tamanho, no vídeo a Carol nos mostra alguns exemplos.

Ah, importante, dobre e deixe ainda na cama.

Sexto Passo: Guardar por Cores!

E agora sim chegou a hora final! Vá pegando as roupas que separou para pendurar e, de preferência com cabides iguais, vá pendurando por cores.

Isso vai te ajudar muito na hora de encontrar o que procura, além de deixar um visual muito mais bonito no seu armário, te incentivando a deixá-lo mais organizado por mais tempo.

E por fim, da mesma forma que os cabides, vá guardando, também por cor, as peças dobradas.

Pronto! Depois de toda a trabalheira é hora de admirar seu trabalho e sentir a alma mais leve e organizada também!

Comentários