Por que você deve olhar as etiquetas de suas roupas?

Sim, as etiquetas são mais importantes do que você imagina!

Essa infame etiqueta, conhecida como etiqueta de composição da peça, contém várias informações que podem nos passar despercebidas no dia a dia – mas que são extremamente importantes. Especialmente quando falamos de sustentabilidade. 

Quer entender por que? Nós vamos explicar!

O MOTIVO DA ETIQUETA

Etiqueta

Desde 2007, a etiqueta de composição é um item obrigatório pelo Inmetro em qualquer peça têxtil. É nela em que encontramos informações a respeito da peça, como: 

  • Por quem foi fabricada e onde;
  • Cuidados com a peça;
  • Tamanho;
  • Composição do tecido.

E quando falamos de sustentabilidade, cada um desses itens conta – e muito! 

QUEM FABRICA

Etiqueta organica

Uma das primeiras informações que temos em uma etiqueta são dados da empresa. Nela conseguimos encontrar o nome e cnpj da loja final. 

E apesar de ser importante, não temos as informações de todas as empresas que passaram pelo processo de fabricação da peça – e pode acreditar que não foram poucas!

Por que é importante sabermos quem são as empresas envolvidas na produção de nossas roupas e o que tem a ver com moda sustentável?

A conversa em torno do Eco Fashion e formas de consumo mais consciente não é de hoje. Sempre tivemos na mídia escândalos envolvendo grandes manufaturas e técnicas não sustentáveis como a mão de obra escrava e uso de matérias-primas de origem duvidosa. 

Tentando resolver esse problema de falta de transparência, algumas marcas sustentáveis utilizam um QR codes para tornar a verificação desse processo mais prática – e mais importante: transparente.

Dessa forma é possível acompanhar todo o caminho feito pela peça; desde o início de sua fabricação até ela chegar no cabide da loja.

ONDE FOI FEITA?

Etiqueta onde foi feita

Uma das informações mais relevantes da etiqueta, é o local. Por que? Quanto mais local, mais sustentável é a peça! 

Além de apoiar novos e pequenos criadores, valorizar a produção local alimenta uma cadeia produtiva na economia interna – gerando empregos, ajudando agricultores locais -, consumir de marcas locais polui menos. 

COMPOSIÇÃO DO TECIDO

Etiqueta de algodão

Quando falamos de consumo sustentável, essa é uma das primeiras coisas que nos vêm à cabeça. 

Provavelmente porque usamos a lógica da reciclagem: “se eu uso uma roupa de um material que consegue ser reutilizado ou que se decompõe mais rápido, eu poluo menos.” 

E é verdade, quando optamos por roupas de fibras biodegradáveis, as roupas conseguem se decompor mais rápido e poluem menos. 

ENTÃO, QUAIS SÃO AS FIBRAS BIODEGRADÁVEIS?

  • Algodão (melhor se for o orgânico)
  • Linho 
  • Seda

Porém, nem tudo é tão simples. 

Existe um ponto muito importante quando falamos de fibras biodegradáveis: dentro do nosso modelo de produção atual, essas fibras não vem sozinhas. 

Elas são misturadas com outras fibras sintéticas que tem como base o plástico. Por isso que é muito comum nos depararmos com “90% poliéster 10% algodão” em etiquetas. 

E o grande problema disso? Essas peças não se decompõe corretamente, e, na lavagem elas soltam microplásticos que contribuem para a poluição dos oceanos.  

QUEM SÃO AS FIBRAS SINTÉTICAS?

  • Poliéster
  • Nylon
  • Poliamida
  • Acetato

Sim, nossos guarda-roupas estão repletos de roupas “não-sustentáveis”. Muitos estudos inclusive revelam que: se não começarmos a alterar a forma que consumimos, a indústria da moda será responsável por ¼ das emissões de carbono do planeta. 

E aí vem a pergunta: Então como conseguimos ser mais sustentáveis com nosso consumo? 

INSTRUÇÕES DE CUIDADO DA PEÇA 

É aí que as instruções de cuidado da peça se fazem úteis! Essas instruções geralmente são a parte mais difícil de se entender das etiquetas. Por isso, nós da Prettynew montamos uma colinha, para te ajudar a ler etiquetas like a pro

Aprenda a ler a etiqueta das suas roupas!

Aprendendo a cuidar de suas roupas da maneira certa, elas podem durar gerações em seu guarda-roupa, mas isso não significa que você precisa guardar uma peça de roupa que não usa apenas porque é sustentável. 

Outra vantagem de incentivar o cuidado de uma peça é o fortalecimento de brechós. E nós sabemos bem que recorrer a um brechó é uma ótima iniciativa para renovar o closet e se manter sustentável!

A Prettynew surgiu dessa iniciativa de moda transparente e sustentável. Contamos com um alto controle de qualidade e curadoria, criando ótimas oportunidades para você encontrar artigos vintage de luxo novos e seminovos! 

Comentários