Prettynew tem compensação ambiental de 100% de suas embalagens

Prettynew em parceria com a eureciclo, certificadora de logística reversa, confira!

Nos últimos anos o Prettynew teve 100% de sua massa comercializada destinada a compensação ambiental. 

Por meio de parceria com a certificadora eureciclo, o Prettynew destina de forma ambientalmente correta uma massa de resíduos equivalente à massa das embalagens que coloca no mercado, a fim de neutralizar possíveis impactos de suas embalagens.

Dessa forma colaborando por um mundo mais sustentável e incentivando a economia circular. 

O volume de resíduos gerados pelo comércio e empresas cresce cada vez mais com o aquecimento do mercado. A eureciclo tem como solução a certificação da logística reversa de embalagens pós consumo, gerando incentivos para elevar as taxas de reciclagem no país. Entenda como funciona:

Entenda a compensação ambiental

A compensação ambiental é um mecanismo que visa contrabalançar os impactos ambientais previstos ou já ocorridos em um empreendimento.

Ao adotar a solução do eureciclo, as empresas destinam recursos para a cadeia de reciclagem e recebem em troca Certificados de Reciclagem.

Os certificados comprovam que uma determinada massa de embalagens dentro dos grandes grupos (papel, plástico, vidro ou metal) foi direcionada à reciclagem.

Para cumprir as metas de logística reversa de embalagens pós-consumo definidas nacionalmente, as empresas devem adquirir uma quantidade de Certificados de Reciclagem que seja equivalente a pelo menos 22% da massa total de embalagens colocadas no mercado pela empresa.

A renda destinada à cadeia de reciclagem pelas empresas, além de formalizar e valorizar seus agentes, também cria incentivos para que, no médio e longo prazo, o setor aumente seu potencial e as taxas de reciclagem no país se elevem. 

Como Funciona?

A solução do eureciclo conta com três passos:

blog eureciclo - A fonte de informação para empresas cada vez mais  sustentáveis

O primeiro passo é a homologação dos operadores parceiros.

Os operadores coletam e separam as embalagens pós-consumo por grupo de material (papel, plástico, vidro e metal) e comercializam os materiais recicláveis para empresas recicladoras.

Para se tornarem parceiros, eles passam por um processo de homologação que verifica as condições de trabalho e de operação, os documentos gerais e o destino dos recicláveis por meio das notas fiscais.

O segundo passo é o rastreamento e validação das notas fiscais ofertadas pelos operadores. 

Desta forma, elas servem como um lastro para atestar que aquele material foi, de fato, reciclado, além de incentivar a formalização do mercado. 

Além disso, é requisito obrigatório que a destinação dos materiais recicláveis identificada nas notas fiscais seja para as indústrias de transformação ou recicladores finais.

É verificada a validade do conteúdo da nota fiscal por meio do site da Receita Federal, análises estatísticas e visitas in loco. Todo esse processo é validado por uma auditoria externa.

Por fim, a eureciclo atende à demanda de Certificados de Reciclagem pelas empresas.

Gostou do post? Veja também: 5 dicas de livros sobre moda sustentável.

Acesse o Prettynew para conferir nossa seleção completa de artigos de luxo!

Comentários