Couro de cogumelo: marcas de luxo investem na produção de tecido sustentável

Conheça o couro de cogumelo, o tecido 100% sustentável que irá substituir o couro de marcas icônicas como Hermès e Stella McCartney.

Por milhares de anos, as pessoas usam o couro para criar objetos do cotidiano como calçados e bolsas. O couro é considerado um dos materiais mais nobres e luxuosos por sua beleza, durabilidade e versatilidade ao ser aplicado em diferentes objetos.

Porém, ao longo do tempo, a indústria da moda produziu couro em massa, atingindo volumes altíssimos. Isso tem um custo terrível para o planeta, seu processo de cultivo é bastante danoso ao meio ambiente. 

Nos últimos anos, algumas marcas trabalharam para desenvolver alternativas sustentáveis, veganas e livres de crueldade animal ao couro, e adotaram um tecido criado em parceria com laboratórios. 

Chamado de Mylo, o tecido se assemelha ao couro e é feito a partir de micélio, a parte vegetativa de um fungo. 

Há anos a indústria da moda tenta substituir o couro, mas as soluções adotadas até agora não eram exatamente sustentáveis. Apesar de não terem origem animal, os tecidos que imitam o couro, ou se colocavam como alternativa a ele, eram feitos de derivados do petróleo, que também poluem o meio-ambiente, ao contrário do cogumelo.

Algumas marcas de luxo, como a Stella McCartney já aderiram o material em suas criações, a grife apresentou peças confeccionadas com o inovador Mylo. Segundo a Vogue americana, a estilista trabalhou com cientistas para aperfeiçoar o peso, o revestimento e a textura do material.

Couro de cogumelo: marcas de luxo investem na produção de tecido sustentável
Foto/Reprodução: Instagram @stellamccartney
Couro de cogumelo: marcas de luxo investem na produção de tecido sustentável
Foto/Reprodução: Instagram @stellamccartney

A estilista aponta que o Mylo é um tecido fino e macio, além de ser sustentável e vir de uma fonte renovável. Outro ponto positivo é a textura realista, que dispensa o uso de materiais plásticos, como couro fake, para alcançar um visual semelhante à pele animal.

No momento, as peças não serão comercializadas. A marca sinalizou que os modelos apresentados são protótipos, para ilustrar o potencial dessa matéria-prima. O objetivo, a princípio, é abrir espaço para um futuro vegano na moda.

A grife Stella McCartney não é a única a acreditar no potencial desse tipo de material. A Hermès anunciou que está investindo em outra alternativa à base de micélio chamada Sylvania. Até o final de 2021, a Hermès irá incorporar o material em sua bolsa de viagem “Victoria”.

O fato de a Hermès estar apostando em couro alternativo sugere que ela acredita que o material pode um dia estar no mesmo nível de couro de alta qualidade. “(Sylvania) oferece potencial para atender aos padrões da Hermès”, disse um porta-voz da marca.

Vale a pena acompanhar essa parceria, pois, se for bem-sucedida, poderá abrir caminho para que o restante da indústria de luxo explore a troca do couro tradicional por alternativas mais ecológicas.

Gostou do post? Acompanhe nossas novidades e acesse o Prettynew para conferir nossos artigos de luxo!

Veja também: Prettynew tem Selo Frete Neutro

Comentários