Documentários para repensar o consumo de moda

Que tal aproveitar o clima de recomeço para consumir moda de maneira consciente? Separamos uma lista de documentários para repensar o consumo de moda. Confira!

Para quem está em busca de filmes e documentários sobre Moda e Sustentabilidade capazes de provocar mudanças de pensamento, hábitos e posicionamento, está aqui uma excelente sugestão de checklist. 

Separamos quatro documentários abaixo como uma introdução ao tema. Cada um, de sua maneira, desperta para a missão de repensar a forma de comprar roupa – mostrando a realidade por trás das condições em que elas são produzidas.

Confira nossa lista de documentários para repensar o consumo de moda:

The True Cost

Mulher com mala

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa
Foto/Reprodução: Pinterest

“The True Cost” é um documentário gravado em diversas partes do mundo e que aborda os mais diversos aspectos da indústria da moda e os seus impactos na sociedade. A reflexão é feita de maneira bastante impactante e inteligente. Se você está começando a entrar nesse universo agora, assista! É um passaporte para o universo da moda sustentável. 

Traceable

Interface gráfica do usuário, Site

Descrição gerada automaticamente
Foto/Reprodução: Pinterest

Lançado em 2014 e dirigido por Jennifer Sharpe, o documentário tem como objetivo focar no mundo das indústrias da moda, e faz uma forte crítica ao fast-fashion, além de mostrar as condições de trabalho em que as roupas são confeccionadas.

Unravel

What Happens to the Clothes We Throw Away?: Watch Unravel, a Short  Documentary on the Journey Our Waste Takes | Open Culture
Foto/Reprodução: Pinterest

Filmado entre 2009 e 2011, “Unravel” aborda a indústria de reciclagem da Índia e mostra como toneladas de peças de roupas novas e seminovas descartadas por outros países do Ocidente vão parar lá. Cenas como nunca mais vão te fazer ver uma arara de uma loja com os mesmos olhos.

Sweatshop – Dead Cheap Fashion 

Sweatshop (TV Series 2014– ) - IMDb
Foto/Reprodução: Pinterest

“Sweatshop – Dead Cheap Fashion” é uma série documental de cinco episódios lançada em 2014. No enredo, o diretor Joakim Kleven levou três fashionistas noruegueses até o Camboja para verem como suas roupas eram feitas e vivenciarem a rotina de um costureiro local. O resultado, dividido em 5 episódios, é um choque de realidade.

RiverBlue 

RIO AZUL: PODE A MODA SALVAR O PLANETA? | 08/08/2018 | Cineclube de Santarém
Foto/Reprodução: Pinterest

O documentário canadense faz uma viagem por rios em todo o mundo para mostrar a poluição e degradação causada pelo processo de tingimento de tecidos, lavanderias de jeans e curtumes de couro.

The Story of Stuff

m.media-amazon.com/images/M/MV5BYWQ4OWY1ZWMtNjY...
Foto/Reprodução: Pinterest

Lançado em 2007, “The Story of Stuff” tem um roteiro ágil e bem menos denso. Você já parou para pensar de onde vem o algodão da camisa que está vestindo neste momento? Que tipos de toxinas são liberadas no processo de extração dele? Prepare-se para dormir pensando nas respostas que vai ouvir.

Gostou? Que tal começar o ano praticando a moda consciente?

Acesse o Prettynew para conferir nossa seleção completa de artigos de luxo!

Comentários