LOLLA LOVES PRETTYNEW. Entrevista com Gabriella Leal, fundadora do Prettynew.

Interview com Gabriella Leal, founder do Prettynew, plataforma de 2nd hand de luxo.

Partnership Prettynew + Lolla
BY LOLLA TEAM

Eu amo comprar 2nd hand. Mas não tinha muita intimidade com o assunto até uns 10 anos atrás. Lembro de ir visitar todos os brechós que a Patricia Field garimpava para fazer o styling de Sex and The City e sair um pouco decepcionada com a minha falta de vontade de comprar um YSL dos anos 70 um pouco detonado e com cheirinho de mofo. 

Será que eu não sou cool o suficiente? Provavelmente não. 

Fast forward para 2019, comprar roupas e decor no mercado secundário começa a tomar um espaço jamais visto na moda, nas pautas e no mercado. 

É a maneira mais inteligente de consumir para o planeta e para a sociedade, e muitas vezes para o seu bolso. Tirando peças que viram investimentos e ficam cada vez mais caras, as roupas principalmente são muito mais acessíveis quando são pre-loved. Eu tenho uma coleção inteira de Isabel Marant todos 2nd hand.

Comprar no mercado de peças usadas requer paciência. Precisa ter um bom olhar, saber garimpar e se certificar que não está pagando caro por uma peça falsa.

O Prettynew modificou o ambience, não preciso tentar ser a garota cool que compra vintage em NY em um porão no East Village. Posso ir online ou na loja recém inaugurada do Prettynew em Brasília. 

Lolla loves Prettynew. Leia a entrevista com Gabriella Leal, fundadora do Prettynew.

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Loja Prettynew que acabou de abrir em Brasília

Afinal, o que é o Prettynew?

 O Prettynew é uma plataforma de revenda de peças de luxo seminovas (second hand). Nos chamamos de plataforma, pois o Prettynew vai muito além de apenas intermediar a venda. Criamos todo um universo que valoriza esse mercado, o produto pre-loved, além de ativações de conscientização e mudança de mindset do nosso público alvo. 

De onde veio a inspiração para criar um e-commerce de second hand?

Tudo começou com a revenda de peças que eu não usava mais e estavam paradas no meu armário.

Gabi, você sempre consumiu produtos de brechós?

Sim! Eu sempre fui amante do vintage e do garimpo de peças únicas e atemporais. Como eu costumo dizer: “eu sou uma das minha melhores compradoras” rs e hoje garimpo todas as minhas peças no Prettynew.

Preconceito com brechós ainda existe no Brasil? 

Infelizmente ainda existe um preconceito, porém significantemente menor do que quando fundei o Prettynew, há quase 8 anos. Na época, existia muito preconceito do público consumidor, até porque não era algo muito conhecido e falado no Brasil. Mas fico feliz em afirmar que esse preconceito vem diminuindo muito ao longo dos anos e o consumidor vem se tornando mais aberto ao conceito da moda circular.

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Foto/Reprodução: Prettynew

Como o Prettynew pretende mudar esse mindset?   

Desmistificando o conceito de que  second hand é algo usado, acabado e que não poder ser mais aproveitado! Fazemos uma curadoria de produtos e  trabalhamos com peças de qualidade, falamos sobre os benefícios do consumo consciente em comprar peças usadas. Nosso objetivo sempre foi incentivar as pessoas a comprarem second hand usando uma comunicação super cool,young e atual.  

Quais são as vantagens de optar por comprar um item pre-loved ao invés de uma peça nova?

Você dobra a vida útil de uma peça, sem exigir que a indústria da moda fabrique uma peça nova para satisfazer sua necessidade. Consequentemente, há uma diminuição  da emissão de mais gases poluentes na atmosfera e economia de água. Além da questão ambiental, você tem a oportunidade de comprar peças com qualidade e durabilidade, que podem passar de geração para geração, por um preço bem mais acessível, além da oportunidade de encontrar peças únicas.

Consumo Consciente e Moda Consciente são termos que temos ouvido bastante recentemente. Como o mercado de brechós se insere nesse contexto? 

Reciclar a moda é uma maneira de colaborar com a sustentabilidade. Vender uma peça de luxo que está parada no armário ou adquirir essa peça é fazer sua parte para frear a produção acelerada do mercado da moda. O Prettynew busca semear essa consciência de consumo e quebrar o preconceito do vintage, fazendo a economia, a moda e porque não, as energias, girarem.

O Pretty New tem 8 anos de história. Ao longo dos anos, vocês têm percebido um maior interesse por compra de produtos second hand

Sem dúvida, como falei, o preconceito vem diminuindo bastante nos últimos anos e o interesse por peças de luxo, com qualidade e mais acessíveis, tem aumentado também. Outro motivo que despertou o interesse por second hand é a crescente preocupação com os impactos da indústria da moda no Planeta. E de, fato, comprar algo que já existe, é melhor que fazer algo do zero, ou seja, tem um impacto mais positivo.

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Prettynew Store

Por que o second hand de luxo? O que isso significa exatamente? 

Significa peça de luxo de segunda mão, que já tiveram um outro dono. Nos optamos por focar nesse nicho de luxo pela durabilidade e a importância dessas marcas e peças para o mercado da moda.

Como é feita a seleção dos produtos que estão no e-commerce?

Sempre fazemos uma pré análise dos produtos por foto, e depois, as peças passam por um processo de avaliação e autenticação presencial. Para vender com a gente, as peças precisam estar em ótimo estado de conservação, sem danos estruturais e funcionando perfeitamente. Além disso, a marca tem que estar entre o mix de marcas que trabalhamos. 

Como o Prettynew vai revolucionar o mundo da moda?

Ao longo dos últimos anos, observamos uma mudança de comportamento de consumo, onde o second-hand passou, de fato, a fazer parte da vida das pessoas. Queremos revolucionar a moda implementando um novo universo na cabeça das pessoas   e continuar expandindo essa cultura no Brasil e mais, levar o nosso olhar para todo para todo o mundo. 

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