5 Tendências de Moda Sustentável em ascensão

A moda sustentável vem cada vez mais ganhando espaço, pensando nisso listamos algumas das maiores tendências de moda sustentável, confira!

Nos últimos anos, as conversas sobre sustentabilidade, moda ética e mudanças climáticas aumentaram definitivamente. Mais e mais pessoas em todas as gerações estão procurando entender o que pode ser feito para ajudar o planeta a se recuperar. Portanto, não deve ser surpresa que marcas de moda e clientes estejam procurando comprar e criar produtos de maneira mais sustentável.

Pensando nisso, aqui estão algumas das maiores tendências de moda sustentável atualmente:

1. Revenda

A ideia da circularidade é uma das fortes tendências da moda sustentável. Vender suas roupas e acessórios em segunda mão, em vez de jogá-los fora para acabar em aterros sanitários, permite que outras pessoas amem e usem um item que você não quer mais. Isso ajuda a aumentar a vida útil desse item e reduz a quantidade de resíduos que vemos na moda todos os anos. 

2. Armários Cápsulas

Um guarda-roupa cápsula é uma coleção de roupas e acessórios perfeitamente selecionados, projetados para serem misturados e combinados e durar anos. Normalmente, isso apresenta estilos clássicos e tecidos atemporais que são todos de alta qualidade e extremamente versáteis. Ter um guarda-roupa cápsula significa que você usará suas roupas com mais frequência, em vez de sentir a necessidade de comprar uma roupa nova para cada ocasião.

3. Materiais Biodegradáveis

O uso de materiais biodegradáveis ​​para produtos de moda está em alta. Não faltam novos materiais de base biológica e a indústria da moda está experimentando tudo isso. Ao encontrar alternativas mais sustentáveis ​​para os materiais atuais e ampliar essas tecnologias, os tecidos prejudiciais ao meio ambiente em breve serão coisa do passado.

Muitas empresas estão trabalhando duro para desenvolver essas alternativas e já houve uma grande onda de sucesso de marcas como Hermès e Stella McCartney, que começaram a produzir algumas de suas peças icônicas com raízes de cogumelos.

4. Pensamento Circular

O movimento do pensamento circular é uma tendência extremamente popular que não deve desaparecer tão cedo. A circularidade é o processo de reciclagem e reutilização de materiais repetidas vezes na indústria da moda. Isso significa que não apenas haverá menos desperdício, mas menos recursos serão adquiridos para criar um produto totalmente novo. 

Embora a indústria da moda ainda não seja completamente circular, é um processo contínuo que muitas marcas estão adotando. E as novas tecnologias de reciclagem disponíveis que afirmam ser capazes de separar e reciclar misturas de poliéster e algodão em grande escala podem ser um divisor de águas na moda sustentável.

5. Maior Inclusão E Diversidade

Com mais luz sendo lançada sobre questões como diversidade e inclusão dentro da indústria da moda, agora é mais importante do que nunca que as principais marcas de estilistas liderem o caminho e tomem medidas para se tornarem mais éticas. 

Justiça ambiental, desigualdade racial e apropriação cultural foram trazidas à tona para as marcas abordarem. A oportunidade para pessoas de diferentes raças, tamanhos, idades, gêneros, sexualidade e status econômico terem um lugar real na moda é algo que veremos muito nos próximos anos.

Quer saber mais sobre moda sustentável? Confira: 5 dicas de livros sobre moda sustentável

Comentários