Pensamentos sobre compras 2nd Hand

Pensamentos sobre compras 2nd Hand

Como vender e não se arrepender e como comprar os melhores garimpos pre-loved.

Por Rosa M. Barbosa-Zaborowsky

Minha wish list no Prettynew: Necessaire Prada Nylon Rosa / Mala Louis Vuitton / Bolsa Hermès / Rasteira Hermès / Blusa Renda Self Portrait

Minhas primeiras aventuras em second hand shopping foram no eBay há quase 20 anos atrás. Aprendi a comprar Juicy Couture pela metade do valor (era viciada nos acessórios, queria todas as tote bags e os penduricalhos). Descolei alguns sapatinhos Marc Jacobs que via na NK e corria para o eBay até achar mais barato, tive uma fase viciada em comprar esmaltes Chanel – alguns eu tenho até hoje. Eu amava pesquisar e a alegria de encontrar o que eu queria por um preço muito menor camuflava a compra, parecia que eu tinha ganhado de presente, o início do #girlmath na minha vida foi no eBay.

De lá pra cá o mundo ficou literalmente sem fronteiras e já comprei em second hands do mundo inteiro, o último Paula trouxe pra mim lá de Hong Kong ano passado, quando fizemos um garimpo de peças especiais para o Prettynew.

Hoje em dia, quando eu quero alguma coisa, a primeira coisa que eu faço é procurar nos sites de second hand do Brasil. No Prettynew me sinto em casa, confio 100% na curadoria e na autenticidade dos produtos que eles comercializam e acho que é um tesouro para encontrar peças eternas. Outro dia resgatei uma saia Chanel que por acaso era da minha mãe e eu nem sabia que estava à venda no Prettynew, logo ela que sempre desconfiou de second hands. Se não tem no PN dou uma olhada em alguns sites listados no Supernova Guide, uma plataforma que agrega vários brechós de luxo do Brasil. Deixo os internacionais por último, mais trabalhoso comprar fora, mas dependendo do produto vale muito a pena. Gosto do The RealReal e do Vestiare Collective, mas é bom lembrar que o RealReal já se envolveu em confusão por vender produtos supostamente falsos de marcas mainstream – minha dica é fugir da tentação e usar o RealReal para comprar marcas americanas menos conhecidas, mas que eu amo como KhaiteKuleJenni Kayne

Tenho amigas que não compram 2nd hand de forma alguma, elas preferem pagar um pouco a mais e ter a garantia da autenticidade… e eu realmente acho que no fim uma compra 2nd hand tem menos sabor do que uma compra na loja, mas só isso. E por isso também é mais fácil desapegar de algo que já veio de um desapego. Nunca me arrependi de ter vendido algo que já comprei usado, mas já me arrependi de ter vendido coisas minhas que mesmo estando paradas no armário, eu queria continuar minha história com elas e agora que a Stella está crescendo, posso guardar para um dia ser dela. Aqui neste link tem algumas coisas minhas a venda no Prettynew.

Por outro lado, sem o 2nd hand eu jamais poderia ter comprado coisas super especiais que eu tenho na minha coleção hoje porque não pagaria o preço full da loja e aquela alegria de surgir algo que está na minha Wish List há meses por uma fração do preço é muito gratificante. Meu último garimpo no PN foi um loafer Chanel que eu estava praticamente manifestando de tanto que pensava nele e voilà, apareceu lindo, super bem cuidado e no meu numero. Não parece encomenda?

Para quem quer começar a comprar/vender nesse mundo só precisa dar o primeiro passo. Não é trabalhoso, pelo contrário. Para quem fica um pouco perdida, o Prettynew tem um serviço de Shop Your Closet, eles vão até sua casa e te ajudam a selecionar o que você não usa mais para vender. A comissão está de acordo com o mercado e você aprova os valores antes de colocar a venda. Sempre é possível negociar um pouco caso não esteja confortável e ela orientam sobre o que vende melhor e o preço mais competitivo. É um modelo bem transparente e com alguns benefícios para quem vendem na plataforma, por exemplo trocar por créditos com um acréscimo de 5% para fazer compras no site.

Para não se arrepender: tente usar algumas vezes antes de colocar a venda, reveja a compra na sua cabeça e veja se tem alguma memória muito especial que faz você se sentir bem ao olhar para a peça, pergunte às suas bffs… e se você se arrepender, faz parte do jogo. Aceite este fato e bola pra frente.

E para quem tem receio de comprar, convido quem quiser ir na loja de São Paulo ou de Brasília conhecer o espaço do Prettynew. É lindo, iluminado, limpo e não tem cheiro de brechó para quem torce o nariz.

Happy shopping!

with love,

Pensamentos sobre compras 2nd Hand

Esse texto foi escrito por Rosa M. Barbosa-Zaborowsky.

Comentários