Separamos tudo o que você precisa saber sobre a bolsa icônica Dior Saddle, da grife francesa Christian Dior! Saiba mais.
A bolsa em formato de sela, Saddle em inglês, é uma das bolsas icônicas da Dior, desde sua estreia na passarela, nos anos 2000, a bolsa mantém seu status como it-bag, pois continua sendo amada e carregada pelos fashionistas.
Mas o que exatamente sobre esta bolsa que a torna um must-have? Mais importante, por que vale a pena o investimento em uma bolsa Dior Saddle?
Confira tudo o que você precisa saber sobre a bolsa Dior Saddle:
Quem desenhou a bolsa Dior Saddle?
O designer John Galliano, que era diretor criativo da Dior na época, em 1999, criou a bolsa para sua primeira coleção como diretor criativo da marca. A bolsa apareceu pela primeira vez no desfile de primavera/verão 2000 da marca. Diz-se que a bolsa demonstra o classicismo equestre e a popular moda da logomania.
Acredita-se que a bolsa tenha sido inspirada por uma foto tirada pelo fotógrafo alemão Helmut Newton intitulada Saddle I, de uma modelo em uma cama com uma sela e botas de montaria.
Como Saddle ganhou o status de it-bag?
A popularidade da bolsa veio em ondas. Em sua primeira versão, a bolsa Saddle ganhou fama por seu monograma Diorissimo. Logo após, em outras versões de materiais e estampas.
A mais nova criação de bolsa de John Galliano apareceu rapidamente na TV sendo usada por Carrie Bradshaw, interpretada por Sarah Jessica Parker, na icônica série Sex and The City. A aparição da bolsa na série, que era um dos grandes sucessos da época, foi um dos primeiros momentos que estabilizaram o status da bolsa, tornando-a peça de desejo para muitas.
Em 2001, a WWD relatou que os acessórios da Dior tiveram um aumento de venda de pelo menos 60% devido ao grande sucesso da bolsa.
Alguns anos depois, a bolsa caiu no esquecimento, mas como diria John Galliano, a bolsa Saddle é um clássico, e voltaria mais tarde em 2014. A bolsa Saddle recupera seu status de it-bag quando Beyoncé foi vista com a bolsa novamente, a essa altura, John já havia saído da Maison Dior. Na época, a bolsa Saddle tinha 14 anos e, nos anos de moda, já é considerada vintage.
Desde então, mais estrelas seguiram o exemplo até que Maria Grazia Chuiri oficializou o retorno da famosa bolsa.
Como Maria Grazia Chiuri trouxe de volta a bolsa aos holofotes?
A volta da bolsa se deu em 2018, quando Maria Grazia Chiuri, atual diretora criativa da Dior, a introduziu na coleção de Outono/Inverno 2018.
Em entrevista com a Vogue Americana, Maria Grazia disse:
“A Saddle é uma daquelas peças emblemáticas que sempre conseguem se manter contemporâneas, Também é dos um códigos da história recente da marca.”
Como é feita uma bolsa Dior Saddle?
O alto preço da bolsa vem com o trabalho e esforço dos artesãos de couro da Dior que costuram e montam a bolsa à mão.
Curiosidades
- Tamanho
Atualmente, existem dois modelos da nova Saddle: a normal e a mini. A casa de moda também lançou outras peças com a mesma silhueta que são mais acessíveis.
- Materiais
Até o momento, a Dior tem cerca de 18 materiais disponíveis.
- Cor
A Dior oferece uma variedade de cores, entre elas: preto, azul índigo, veludo índigo, azul nuvem, jeans escuro, azul jeans, cinza aço, cinza, platina, café com leite, branco, branco giz, sálvia, creme, camelo…
- Hardware
A Dior oferece três opções principais de hardware: acabamento fosco, acabamento antigo e acabamento em strass. O acabamento fosco vem em várias cores e geralmente é da mesma cor do corpo da bolsa. O acabamento antigo vem em prata ou ouro, sendo este último o mais comum. A base do acabamento em strass é antiga, mas vem embelezada com cristais!
- Correias
A bolsa Saddle deve ser usada no ombro ou carregada na mão. Mas para todas as garotas crossbody por aí, a Dior também oferece alças (para sua informação, essas alças são compatíveis com a Lady Dior, Bobby Bag e cerca de 30 bolsas Montaigne também).
Onde comprar uma bolsa Dior Saddle?
No Prettynew você encontra modelos disponíveis da bolsa Dior Saddle! Confira:
E já mencionamos que é sustentável? As peças de investimento de alta qualidade feitas por marcas renomadas como a Dior são feitas para durar, e a compra no Prettynew estende seu ciclo de vida dessas peças.
Além disso, todas as nossas peças passam por um rigoroso processo de autenticidade e curadoria feito por nossa equipe!
Gostou do post? Acompanhe nossas novidades e fique por dentro de todas as tendências! Acesse o Prettynew para conferir nossa coleção de itens da Dior.
Veja também: Top 5: peças Prada com o melhor valor de revenda para desapegar no Prettynew!
A Prettynew acredita no consumo consciente, reciclagem da moda e autenticidade. Pensando nisso, trazemos conteúdo para sua jornada de autoconhecimento, estilo pessoal e momentos inesquecíveis que você viverá usando nossas peças mais que especiais.