Veja detalhes sobre a inconfundível estampa xadrez Burberry
Descubra como o clássico xadrez da grife inglesa Burberry se tornou uma das estampas mais famosas e admiradas no mundo.
Sobre a Burberry
Fundada em 1856 pelo estilista Thomas Burberry, a marca britânica de luxo foi nomeada com seu sobrenome e hoje é referência mundial na criação de acessórios, perfumes, óculos de sol, cosméticos e peças de vestuário.
Quando tinha apenas 21 anos, Thomas desejava criar peças para a prática de atividades esportivas, que fossem confortáveis e protegessem as pessoas do clima frio e úmido inglês.
O jovem entusiasta não só alcançou o que queria, criando em 1879 o tecido impermeável e leve chamado Gabardine, como também emplacou nos anos seguintes diferentes designs icônicos na moda, como os casacos “Trench Coats” (famosas capas de chuva) e a clássica estampa xadrez.
Nasce o xadrez Burberry
A clássica estampa xadrez nas cores branco, bege, vermelho e preto foi utilizada pela primeira vez na década de 1920, como forro para os tradicionais Trench Coats, e foi patenteada em 1924.
Porém, apenas em 1960 a estampa se consagrou como um símbolo da história da marca e se tornou referência no imaginário coletivo da moda, o que diferenciava o “xadrez Burberry” de todos os outros.
Segundo a própria grife Burberry, o xadrez passou a ser aplicado nos acessórios da marca em 1967, quando uma de suas clientes chamada Jacqueline Dillemman teve a brilhante ideia de utilizar o forro xadrez de um dos casacos para embrulhar malas de viagem e criar uma capa de guarda-chuva, enquanto organizava uma apresentação de moda para o embaixador britânico Sir Patrick Reilly.
Em 1970, a estampa foi utilizada em um cachecol de cashmere e resultou em um grande sucesso, que fez do acessório um dos mais famosos da Burberry. Desde então, a estampa alcançou o protagonismo e se renova a cada coleção, ganhando toques repletos de modernidade, criatividade e sofisticação.
Causas importantes
Comunidade LGBTQIA+
A Burberry criou uma reinterpretação de seu clássico xadrez em homenagem à comunidade LGBTQIA +, o chamado “Rainbow Check”, que trouxe em sua estampa as cores do arco-íris.
Desenvolvida em 2018 pelo designer Christopher Bailey, a coleção foi seu último trabalho para a Burberry “Minha coleção final aqui na Burberry é dedicada – e em apoio – a algumas das melhores e mais destacadas organizações, que apoiam a juventude LGBTQ+ em todo o mundo”, “Nunca houve um momento tão importante para dizer que em nossa diversidade está nossa força e nossa criatividade”, afirmou em comunicado à imprensa.
As instituições dedicadas a ampliar a conscientização acerca do tema, citadas por Christopher, são Albert Kennedy Trust, Trevor Project e ILGA.
Pandemia
Em meio a pandemia, a Burberry lançou em 2020 uma coleção de máscaras faciais de luxo chamada “Vintage Check”, com a estampa xadrez em uma versão bege e outra em azul pastel, confeccionadas em tecido de algodão e com tecnologia HeiQ Viroblock antimicrobiana/antiviral, comprovada contra o vírus da Covid-19.
De acordo com a grife inglesa, 20% dos lucros com as vendas foram destinados ao Fundo Comunitário Covid-19, administrado pela Fundação Burberry, em apoio às comunidades afetadas pela pandemia ao redor do mundo.
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