Bem Vindo ao blog do PrettyNew | Garantia de Autenticidade

Bem-vindo ao PNews | Garantia de Autenticidade

PNews Site

Assine
nossa newsletter

    Guarda-roupa cápsula: veja o que é e como montar o seu!

    3 de dezembro de 2024
    Você está EM: BLOG > Dicas > Guarda-roupa cápsula: veja o que é e como montar o seu!

    Você já sentiu aquela sensação de olhar para o armário e mesmo cheio parecer que não tem nada para vestir? Para resolver essa situação, existe o conceito de guarda-roupa cápsula. 

    O guarda-roupa cápsula surgiu nos anos 80, quando a estilista Donna Karan desenvolveu uma coleção chamada “Seven Easy Pieces”, com apenas 7 peças básicas que podiam ser combinadas entre si e ter vários looks. 

    A ideia vem do consumo consciente e inteligente. A construção de um armário compacto, que tenha de fato seu estilo, com um bom número de peças e que sejam de boa qualidade (duráveis) e versáteis. 

    Legal, não é mesmo? Quer conhecer e colocar o conceito em prática? 

    Leia o artigo até o final e confira! 

    O que é um guarda-roupa cápsula?

    O guarda-roupa cápsula não é nada mais do que um guarda-roupa composto por peças práticas e versáteis, que podem ser combinadas entre elas e com outras, permitindo a criação de diferentes looks. 

    Para ter um guarda-roupa cápsula, você deve apostar em um número reduzido de roupas, mas priorizar as que sejam essenciais para você e suas necessidades. 

    Sendo assim, todas as peças devem combinar entre si e ainda com o estilo de vestir. 

    Quem a princípio difundiu o conceito de guarda-roupa cápsula foi a blogueira Caroline Joy, em seu blog Un-Fancy. De acordo com Carol Joy, um guarda-roupa cápsula deve ter 37 peças para cada estação, incluindo a maior parte das roupas e sapatos. 

    E o essencial desse guarda-roupa cápsula é ter peças de roupas e acessórios que combinem entre si e que formem uma quantidade boa e grande de diferentes looks para você usar em qualquer ocasião, sem perder muito tempo na escolha, 

    E um dos objetivos do guarda-roupa cápsula é fazer com que o consumo seja cada vez mais consciente e inteligente, mantendo peças que de fato tenham a ver com você, com seu momento de vida, personalidade, corpo e estilo.

    Leia também: Saiba quanto custa uma bolsa da Fendi e encontre a ideal para você

    O que considerar quando montar o guarda-roupa cápsula?

    Para começar a montar o seu guarda-roupa cápsula, você pode levar alguns fatores em consideração, mas sempre lembrar que apenas as roupas que você usa diariamente, seja para o trabalho, lazer ou até mesmo para ficar em casa devem permanecer. 

    Nunca esqueça que aqui a ideia é cortar excessos! 

    Cores

    O primeiro passo é levar em conta as cores das peças, para que elas possam combinar entre si. 

    É interessante optar por cores mais neutras e que sejam fáceis de combinar em vários looks. Alguns bons exemplos são: preto, branco, diferentes tonalidades de azul-marinho, cinza, tons naturais e cáqui. 

    Além disso, você ainda pode usar cores que tem a adição de cinza em sua paleta, como a estampa militar ou o vinho, por exemplo. 

    Número de peças

    Uma das regras principais do armário cápsula é reduzir a quantidade de peças que você possui. Lembre-se que aqui o ideal é sempre reduzir o que você tem em excesso! 

    Entretanto, não existe um número ideal de peças para que o conceito entre em prática, mas você pode começar, por exemplo, com 3 calças, 6 camisetas e 3 calçados, totalizando 12 peças bem escolhidas. Com isso, você já é capaz de montar 54 looks diferentes! 

    Esse simples cálculo da matemática mostra que cada peça oferece diversas possibilidades, mas para você não enjoar das combinações, você pode começar com uma quantidade maior de peças, entre 25 a 40, por exemplo. 

    Assim, ficará mais fácil montar (com folga) um ótimo guarda-roupa para todas as estações do ano e ocasiões. 

    Estilo

    Bolsa de luxo em bancada de madeira

    Outro fator que não pode ficar de fora é o estilo. O guarda-roupa cápsula é perfeito para quem está começando a desenvolver o seu estilo pessoal. 

    Se você ainda não domina muito a combinação de peças e cores de acordo com o estilo e cartela pessoal, pode optar pelas cores neutras, peças básicas e combinações clássicas.  

    Como montar seu guarda-roupa cápsula?

    Agora, vamos começar a montar o seu guarda-roupa cápsula? 

    A seguir, você conhecerá o passo a passo de como construir o seu armário cápsula, levando em conta o que explicamos anteriormente. 

    Além disso, você aprenderá a escolher as peças de modo assertivo para que elas possibilitem a criação de vários looks diferentes. 

    Vamos lá? 

    1. Separe todas as suas roupas

    O primeiro passo para fazer a “revitalização” do seu guarda-roupa é olhar peça por peça e calçado por calçado e separar aqueles que você não usa mais. Pegue esses itens que não usa mais e tire sem dó do armário. 

    Nesse processo, você pode separar três pilhas de roupas, calçados e acessórios e doar, por exemplo. Assim, ficará bem mais simples de avançar para os próximos passos. 

    2. Selecione roupas em categorias

    Para organizar e dividir tudo o que volta para o armário, tudo o que vai ser guardado e o que vai ser descartado, você vai dividir todo o montante conforme vai vendo peça por peça em quatro grupos:

    Grupo A – Peças que Amo!

    Aqui vão ficar as peças que você adora e super usa, obviamente elas vão voltar para o armário.

    Grupo B – Peças do Talvez…

    Tem peças que conseguem ficar muitos anos presas na gaveta do talvez. Seja por um valor sentimental ou porque simplesmente “talvez” você use um dia desses, o problema é que esse dia nunca chega e você nem se dá conta disso. Junte essas peças e depois guarde-as em uma caixa com uma etiqueta bem grande de TALVEZ, e coloque na garagem, no sótão, algum lugar onde não atrapalhe mas que você tenha acesso caso esse talvez chegue o dia de usar.

    Daqui três meses, quando chegar o momento de trocar a estação e revisar suas 37 peças do armário, tudo o que não usou do talvez pode ser descartado, afinal só está mesmo ocupando espaço.

    Grupo C – Peças do Ponto Final.

    Aqui já está claro, as peças que você não usa e estão só ocupando espaço serão descartadas. O destino você escolhe, pode doar, vender em um brechó (pode ser no Prettynew – acesse Quero Vender para saber como), trocar com amigas, só evite jogar no lixo, só se realmente estiver muito velha, e ainda assim jogue sempre no reciclável.

    Grupo D – Peças Sazonais

    Existem peças que não necessariamente devem ser descartadas se não usadas por um período de tempo maior, e também não devem ser confundidas com as peças do talvez, são os casacos super ultra mega power quentes, por exemplo, aquela bota maravilhosa mas que só dá para usar no inverno, ou aquele vestido incrível para festas. Essas peças podem ficar guardadas em um espaço reservado para elas no armário, ou separadas em uma caixa, baú, ou mesmo dentro de uma cama box.

    3. 37 peças ter no guarda-roupa cápsula

    Bem, 37 foi um número um tanto hipotético para se ter um método, mas você pode escolher algo nesse entorno, de preferência não mais que isso, mas pode ser menos se achar melhor.

    O que ENTRA nessas 37 peças:

    • Calças
    • Saias
    • Shorts e bermudas
    • Camisas
    • Camisetas
    • Blusas no geral
    • Casacos e jaquetas
    • Coletes
    • Sapatos

    O que NÃO ENTRA nessas 37 peças:

    • Bolsas
    • Acessórios
    • Jóias
    • Roupas íntimas
    • Pijamas
    • Roupas de banho / praia
    • Roupas de ginástica / esporte
    • Uniformes
    • Roupas que usa para serviços (pintar sua parede ou mexer no jardim, por exemplo)

    Se na etapa 2 sobrou um número muito maior que 37 peças no grupo A, de peças que amo, chegou a hora de amar menos as roupas e mais o próximo, doe as que ama menos até chegar no número objetivo.

    Mas se você tinha muitas roupas acumuladas e faltaram muitas peças do grupo A para chegar em 37 peças, aproveite e vá às compras! 

    O interessante aqui é que você já vai com um número exato de peças que deve comprar e já sabe o que precisa comprar para combinar com o que ficou em casa. 

    4. Mantenha somente o necessário no seu guarda-roupa cápsula

    Roupas de luxo em vitrine para venda

    Nesta parte, você pode aproveitar que já separou as peças que irá ficar e que as você adora para juntá-las e começar a montar os seus looks! 

    Se você preferir, pode até usar um app de fashion organizer para guardar todas as combinações de looks. Com certeza isso irá te ajudar a economizar tempo em frente ao armário pensando no que vai vestir. 

    Ah! Parte importante: como acessórios e bolsas não fazem parte do pacote das 37 peças, aproveite para usá-los ao seu favor, criando looks únicos e incríveis com as peças disponíveis.

    Leia também: Marcas de luxo femininas: elegância e sofisticação em cada detalhe

    5. Planeje as suas próximas compras considerando o guarda-roupa cápsula

    Quando faltar umas duas semanas para a próxima temporada, comece a planejar a próxima estação. Revise todas as suas peças, se algo precisa ser descartado, essa é a hora. 

    Abra espaço para novas peças e go go às compras! Muito cuidado na hora de comprar, o desafio é para um consumo consciente, então vá com foco e não ultrapasse as 37 peças do armário. Carol Joy diz que normalmente foca de 4 a 8 novas peças para comprar em cada estação.

    É isso aí, pessoal! Muita boa sorte para quem topar o desafio do guarda-roupa cápsula! Estamos juntos!

    Conheça a PrettyNew

    Se você já está com vontade de montar seu guarda-roupa cápsula, mas está procurando peças que transmitam o seu estilo pessoal, saiba que o seminovo pode ser a escolha ideal. 

    Na PrettyNew, você encontra peças de luxo e autênticas de grandes marcas e com a qualidade que você merece. 

    A prioridade da PrettyNew é escolher peças que unam autenticidade e qualidade. 

    Trabalhamos apenas com itens selecionados e aprovados após um rigoroso processo, para que você receba peças de alta qualidade e tenha tranquilidade nas compras de roupas seminovas. 

    Além de apoiar um consumo consciente, você pode adquirir peças exclusivas, com confiança e economia que vale a pena. 

    Não perca tempo e garanta peças inteligentes para o seu guarda-roupa! 

    Conclusão

    Ao optar por ter um guarda-roupa cápsula, você investirá em peças inteligentes que proporcionarão diversos looks que podem ser usados no trabalho, nos momentos de lazer com a família e até para o happy hour. 

    Para os que preferem as cores neutras e combinações de looks fáceis de montar e que fujam do óbvio, o guarda-roupa cápsula é uma ótima solução! 

    Aqui na PrettyNew você encontra diversas opções de calças, blusas, vestidos, calçados e o que mais precisar para garantir a praticidade que precisa no dia-a-dia. 

    Invista no seu guarda-roupa e garanta um estilo único e autêntico! 

    prettynews

    A Prettynew acredita no consumo consciente, reciclagem da moda e autenticidade. Pensando nisso, trazemos conteúdo para sua jornada de autoconhecimento, estilo pessoal e momentos inesquecíveis que você viverá usando nossas peças mais que especiais.