Especial Dia da Mulher: Mulheres à frente de grandes marcas de luxo

Hoje dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, para celebrar esse dia tão especial, separamos a história de incríveis estilistas que estão à frente de grandes marcas de moda, confira!

O Dia Internacional da Mulher foi oficializado em 1977, pelas Nações Unidas. Após anos em que as mulheres do mundo todo a reivindicavam por seus direitos sociais, econômicos, culturais e políticos.

A data é um momento para celebrar as mulheres que representamos e apoiamos, conservar, preservar e reafirmar direitos femininos conquistados com muito esforço e luta ao longo da história e refletir sobre o quanto ainda há a ser feito para alcançar a igualdade de gênero.

Pensando no propósito desse dia tão especial, contamos um pouco da história de cinco incríveis mulheres estilistas que estão à frente de grandes marcas de moda para você se inspirar neste Dia da Mulher! Confira:

1. Stella McCartney – Stella McCartney

Mundo Das Marcas: STELLA McCARTNEY
Foto/Reprodução: Pinterest

A estilista Stella McCartney demonstrava interesse pelo mundo da moda desde sua adolescência, costurando sua primeira jaqueta aos 13 anos de idade.

Em 1986, foi assistente do estilista Christian Lacroix e, em seguida, estagiou com Edward Sexton. Em seu desfile de graduação na conceituada Central Saint Martins em Londres, sua coleção chamou grande atenção por seu estilo consciente natural, feminino, sexy e, ao mesmo tempo elegante.

A coleção foi comprada imediatamente pela butique londrina Tokio, e logo em seguida suas criações começaram a ser vendidas nas melhores lojas de departamento do mundo, como BrownsJosephBergdorf Goodman e Neiman Marcus.

Sua marca homônima nasceu em 2001, depois de passar pela direção criativa da marca francesa Chloé. Stella McCartney trabalha com alfaiataria precisa e mantém um estilo feminino e sofisticado.

A estilista foi a primeira designer que mostrou que é possível uma marca existir no ambiente de luxo vendendo acessórios e roupas que passam longe de qualquer animal. Suas peças utilizam matérias-primas ecológicas e tecidos orgânicos, cujo estilo sensual e elegante é repleto de estampas delicadas como flores e borboletas.

2. Miuccia Prada – Prada e Miu Miu

If you depend on a man, how can you be happy?' 5 great quotes by  billionaire designer Miuccia Prada | W24
Foto/Reprodução: Pinterest

A moda sempre esteve presente na vida de Miuccia Prada, já que a mesma é neta de Mario Prada, um dos fundadores da luxuosa marca Prada.

Antes de ingressar no mundo da moda, Miuccia cursou Ciências Políticas na Universidade de Milão. Ingressou na marca da família (que tinha sua mãe, Luiza Prada como sucessora de Mario) nos anos 80, no departamento de acessórios, onde atualizou o design de toda a linha e criou uma linha de mochilas confeccionada em nylon (ideia inovadora na marca, já que utilizavam apenas couro em suas peças).

Sua primeira coleção feminina para a Prada foi desfilada em 1988 e foi um sucesso. Em 1993, lançou a Miu Miu como uma segunda linha da Prada, que tinha como inspiração o seu próprio guarda-roupa, além de possuir um estilo jovial e moderno.

Estando à frente da empresa, Miuccia a transformou em um império da moda e a consolidou como uma das referências no setor de luxo. Sua carreira é marcada por sua criatividade e pela busca do diferencial e inovador em suas criações.

3. Maria Grazia Chiuri – Valentino e Christian Dior

Italian designer Maria Grazia Chiuri appears at the end of her Haute  Couture Fall/Winter 2017/2018 collection for fashion house Dior in Paris •  MadameLeFo
Foto/Reprodução: Pinterest

Maria Grazia Chiuri nasceu em fevereiro de 1964 em Roma, Itália.

Estudou no Istituto Europeo di Design, localizado em sua cidade natal. No começo dos anos 80, Maria conheceu, através de amigos, Pierpalo Picciolli, que se tornou seu grande amigo e parceiro por muitos anos. Em 1989, foi contratada pela Fendi para trabalhar no departamento de acessórios e convenceu Pierpalo a se juntar a ela. A dupla permaneceu na marca por 10 anos, até Maria Grazia ser contratada pela Valentino para trabalhar no departamento de acessórios, levando seu parceiro criativo junto consigo.

No departamento, a dupla transformou as linhas de bolsas e de óculos de sol, repaginando os modelos existentes na marca. Quatro anos depois, Maria e Pierpalo foram selecionados para serem os estilistas da Red Valentino e, mais tarde, foram responsáveis pelas linhas de acessórios de toda a marca.

Após a aposentadoria de Valentino Garavani em 2007 e a breve estadia de Alessandra Facchinetti como diretora criativa da marca, Maria Grazia e Pierpalo foram apontados como co-diretores criativos em 2008, cargo que ocuparam por 8 anos. A dupla trouxe a Valentino de volta ao seu glamour e reconhecimento, revitalizando toda a marca.

A vida de Maria Grazia mudou mais uma vez em julho de 2016, quando foi anunciada como a sucessora de Raf Simons na Dior. A italiana, pela primeira vez, deixou seu parceiro criativo para trás e assumiu a direção criativa da icônica marca francesa sozinha, se tornando a primeira mulher a assumir o cargo na história da Dior.

A italiana, pela primeira vez, deixou seu parceiro criativo para trás e assumiu a direção criativa da icônica marca francesa sozinha, se tornando a primeira mulher a assumir o cargo na história da Dior.

4. Diane Von Furstenberg – DVF

H&M Home laver kollektion med kendt modedesigner | Mad og Bolig
Foto/Reprodução: Pinterest

Diane Simone Michelle Halfin nasceu no dia 31 de dezembro de 1946 na cidade de Bruxelas. 

No ano de 1969, Diane mudou-se para Nova Iorque com o marido, príncipe Egon von Furstenberg. Em 1972 a estilista desenhou uma coleção de vestido de jersey por hobby e seu talento foi elogiado pela lendária editora da Vogue, Diana Vreeland.

No ano seguinte, criou o icônico Wrap Dress, que era confeccionado em jersey de algodão, cruzado na altura dos seios e fechado por um laço na cintura. O modelo rapidamente se tornou um sucesso entre as mulheres.

Apesar de seu um sucesso estrondoso nos anos 70, Diane deu uma pausa na carreira e mudou-se para Paris em 1985, onde trabalhou como editora. Em 1992 estilista belga retornou para os Estados Unidos onde fez sucesso com vendas da linha de roupas Silk Assets. 

Foi apenas no ano de 1997 que Diane voltou com sua marca (agora batizada com suas iniciais, DVF) e continua até hoje a ter grande êxito globalmente.

A estilista possui um estilo democrático e feminino, que valoriza todos os tipos de silhuetas, transmitindo feminilidade e sensualidade em suas peças.

5. Donatella Versace – Versace

Versace pede desculpas após camiseta desencadear duras críticas na China |  Diário da Manhã
Foto/Reprodução: Pinterest

Donatella Francesca Versace nasceu no dia 2 de maio de 1955 em Reggio di Calabria, Itália. A mais nova de quatro filhos, Donatella sempre foi muito próxima de seu irmão mais velho, Gianni, que trabalhava no ateliê de sua mãe.

Em 1978, após alguns anos desenhando coleções para outras marcas, Gianni, com ajuda de seus irmãos Santo e Donatella, lançou sua própria marca, a Versace, em Milão.

Enquanto o irmão tentava estabelecer seu nome na indústria da moda, Donatella estudava línguas estrangeiras na Universidade de Florença. Neste tempo, a italiana viajava com frequência para Milão com o intuito de ajudar o irmão com suas criações, já que o mesmo ainda trabalhava para outros estilistas ao mesmo tempo.

A estilista era conhecida por ser a musa de Gianni, sua inspiração para diversas coleções da marca.

A marca tinha como objetivo atingir consumidores mais jovens e se tornou muito popular entre celebridades de Hollywood, que eram vistas usando suas peças com frequência.

A vida de Donatella mudou drasticamente no dia 15 de julho de 1997, quando Gianni foi assassinado. O que muitos não sabem, é que a italiana dirigiu a companhia sozinha nos dois anos que antecederam o assassinato de Gianni, quando ele passava por um tratamento contra câncer.

Depois da morte dele, a estilista deu continuidade ao incrível trabalho do irmão em todas as linhas da marca, que vão desde o prêt-à-porter, passando pela Versus, Versace Young, Versace Jeans, até a linha de acessórios, perfumes e maquiagem.

Atualmente, a marca possui um estilo que nos remete a um glamour escandaloso, a uma sensualidade atrevida, à riqueza e à ousadia, sem esquecer o conforto dos materiais e a liberdade que a silhueta deve ter.

Todas essas mulheres possuem histórias incríveis de dedicação, grande criatividade e estilo para se inspirar neste dia da mulher! Qual a sua favorita? Nos contem nos comentários!

Feliz Dia da Mulher!

Veja também: Mês da mulher: Conheça incríveis empreendedoras do ramo da Moda!

Comentários