Especial Semana da Mulher: Por que a moda é importante para o Dia Internacional da Mulher

É comemorado no dia 08 de março o Dia Internacional da Mulher. Confira alguns tópicos para entender o que você pode fazer para contribuir com o movimento e porque é importante para a indústria da moda!

Nesta data homenageamos as mulheres de todo o mundo, a história de superação, dedicação e luta por direitos e refletimos nos próximos passos que nós, como sociedade, precisamos dar.

Como disse a ONU Mulheres, “as mulheres querem e merecem um futuro igual, livre de estigmas, estereótipos e violência; um futuro sustentável, pacífico, com direitos e oportunidades iguais para todos. Para chegarmos lá, o mundo precisa de mulheres em todas as mesas onde as decisões estão sendo tomadas”.

Mas quando e como começamos a comemorar o 8 de março? O que você pode fazer para contribuir com o movimento? E o que isso tem a ver com a indústria da moda? Nestes próximos tópicos, vamos falar sobre tudo isso! Confira:

O que é o Dia Internacional da Mulher e como começou?

O Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, é um dia dedicado globalmente à celebração das conquistas sociais, econômicas, culturais e políticas das mulheres. Esta data também é dedicada a fazer um apelo à ação para acelerar a igualdade de gênero.

A data começou a se formar no início do século 20, quando mulheres do mundo todo passaram a reivindicar por seus direitos sociais, econômicos, culturais e políticos. A data foi oficializada em 1977, pelas Nações Unidas.

Por que essa data é tão importante para a indústria da moda?

Desde a forma como as coleções são produzidas até as condições de trabalho dos funcionários, a indústria da moda passou a entender que mudanças precisam ser feitas e rápidas. Mesmo que essas discussões tenham ganhado cada vez mais espaço, como nas Worldwide Talks que a Fashinnovation promove, não podemos parar essas conversas ainda. Mas por que a moda desempenha um grande papel no Dia Internacional da Mulher?

1. As mulheres estão fazendo nossas roupas e, na maioria, seu bem-estar depende disso

Como afirma o Fashion Revolution, a indústria da moda continua sendo a indústria mais intensiva em mão de obra do mundo, e a maior parte desse trabalho é feito por mulheres que estão sujeitas a más condições de trabalho.

A Organização Internacional do Trabalho estimou que, em todo o mundo, cerca de 80% dos trabalhadores do vestuário são mulheres. Ao mesmo tempo, as mulheres representam 71% dos que trabalham em condições de escravidão moderna. E, embora as mudanças tenham começado, ainda há muito pelo que lutar quando se trata do sustento das mulheres que confeccionam nossas roupas.

2. Os consumidores agora exigem uma indústria com mais igualdade de gênero

Moda é inclusão global – os consumidores estão exigindo representatividade, em termos de cor da pele, tamanho da roupa e questões de gênero.

Hoje em dia, uma marca que não se preocupa com os direitos e lutas das mulheres, não vende. As pessoas agora estão entendendo que cada peça de roupa tem uma história por trás dela, e todos os envolvidos precisam ser respeitados e representados.

É por isso que as marcas e empresas de moda precisam trabalhar pela igualdade de gênero em sua cadeia de suprimentos e porque consumidores e pessoas da indústria, a partir de agora, precisam exigir e pedir transparência a essas marcas.

3. A igualdade de gênero nas organizações é um valor revolucionário

Algumas empresas e marcas tomaram a igualdade de gênero como um valor importante e construíram o negócio em torno disso. Esse tipo de ação ajuda não só o movimento em si, mas a mudar o cenário da indústria da moda.

Apoiar e comprar este tipo de marcas ajuda o seu negócio a crescer, mas também contribui para difundir a importância dos direitos das mulheres!

Que ações você planeja realizar a partir de agora e o que você já fez para apoiar o trabalho das mulheres? Compartilhe nos comentários!

Veja também: Especial Dia da Mulher: Mulheres à frente de grandes marcas de luxo

Comentários