Organização do guarda-roupa infantil: Um guia para organizar o guarda-roupa do seu filho

Separamos algumas dicas para te ajudar a organizar um guarda-roupa infantil e desapegar das peças acumuladas. Confira!

Conforme o tempo passa e as crianças vão crescendo, é perceptível como elas perdem rapidamente as peças de roupa, e a maioria dos pais enfrenta um problema comum – muita coisa sem uso se acumulando, sendo necessário fazer uma limpa do guarda-roupa.

E nem sempre organizar um guarda-roupa infantil é uma tarefa fácil.

Pensando nisso, preparamos um guia para te ajudar a organizar o armário dos pequenos. Confira:

1. Tire tudo do guarda-roupa

Para fazer uma boa arrumação no armário, a primeira dica é esvaziá-lo por completo. Tire as roupas, itens que estão guardados, sapatos – e o limpe por completo.

2. Faça uma triagem

Antes de começar a colocar cada peça no seu devido lugar é importante separar todas aquelas peças que os pequenos já não usam mais, seja devido à estação, às condições das roupas ou porque elas já não servem mais.

Como as crianças tendem a crescer rapidamente, uma peça que servia há 3 meses, talvez, não seja possível vestir hoje, assim, ela está apenas ocupando espaço no armário e contribuindo para a bagunça.

Essa é a oportunidade perfeita para separar peças para desapegar e você pode incluir os pequenos na atividade. Análise uma a uma para decidir o que fica e o que vai embora.

Nessa escolha, lembre-se de que as peças muito desgastadas ou com estragos não valem a pena serem repassadas. Outro ponto a ser considerado é a opinião dos pequenos, pois, dependendo da idade, eles já conseguem opinar quando gostam ou não de uma peça e isso ajuda a desenvolver o senso de personalidade e responsabilidade deles.

3. Desapegue

Chegou a hora de praticar o desapego! Você pode desapegar das peças do seu pequeno de forma rápida e fácil no Prettynew. Confira o passo a passo:

4. Organize

Agora que você já eliminou o que não vai mais ser usado, é hora de se organizar!

Separe as peças que não serão usadas agora:

Roupas da próxima estação, que não serão usadas logo, ou peças para frio extremo, acabam ocupando espaço. Por isso, separá-las em um espaço do móvel de difícil acesso é uma boa opção, já que não serão usadas tão cedo.

Para pendurar: roupas delicadas e especiais

Manter uma peça no cabide é uma forma de garantir que ela esteja sempre impecável, sem vincos e não seja esquecida no fundo do armário – especialmente no caso das crianças.

Assim, todos os modelos de tecidos finos e que amassam fácil devem estar em cabides, como as roupas de festa, que são confeccionadas em tecidos nobres e especiais.

A disposição das peças pode ser feita de diferentes formas, a seu critério: ou por ordem de tamanho; ou por cores; ou por estação; ou por estilo. Escolha aquele modo que deixe o seu dia a dia mais prático!

Utilize as gavetas: dobras e organização funcional

A maior parte de um guarda-roupa infantil conta com gavetas, ou os quartos também têm uma cômoda para auxiliar no armazenamento das peças. Assim, podemos dizer que as gavetas são como caixas organizadoras embutidas no móvel – mas é preciso usar com cuidado.

É preciso dobrar as peças deixando-as de forma que seja possível visualizar e encontrar a roupa que precisa de forma prática.

Escolha uma gaveta para cada modelo de roupa, por exemplo: uma para calças, shorts e bermudas; uma para blusas de manga longa ou curta; uma para calcinhas/cuecas e meias; uma para pijamas.

Caso seu móvel não tenha tantas gavetas, as caixas organizadoras entram em ação mais uma vez! Use-as em uma das prateleiras do móvel e organize da mesma forma que as gavetas.

Espaço especial para os uniformes

Depois que a criançada inicia na escola, a hora de se preparar para a aula se torna mais um desafio na vida dos pais, não é?! Nós sabemos disso, por isso enfatizamos: um guarda-roupa organizado irá te ajudar nessa tarefa também!

Dar uma atenção especial aos uniformes durante a organização guarda-roupa infantil é um favor a você: separe uma gaveta ou caixa organizadora exclusiva para todas as peças da escola: camiseta, calça, bermuda, blusa de frio, meias e o que mais houver.

Gostou das dicas? Compartilhe e acompanhe as novidades!

Acesse o Prettynew para conferir nossa coleção de peças infantis.

Veja também: 5 motivos para desapegar no Prettynew!

Comentários