História da Gucci — Saiba Tudo Sobre a Marca

Muitas das marcas de luxo da atualidade iniciaram suas trajetórias por meio da manufatura de icônicos artigos de couro. A história da Gucci começa exatamente aí, no ano de 1921. Guccio Gucci, fundador da maison, costumava trabalhar como ascensorista e maleiro. Desde a infância, apresentava um grande gosto por artigos executados com excelência, provavelmente devido à influência de ser filho de artesãos.

O interesse por produtos elegantes e de qualidade tornou-se um dom. Com as economias que fizera, abriu uma pequena loja na cidade de Florença, na Itália. O primeiro foco do empreendimento era produzir e comercializar malas de viagem e outros artigos de couro. Aqui, incluiu membros da própria família.

Intrigas e polêmicas

É importante frisar a questão familiar, pois intrigas internas sempre foram parte quase que característica da história da Gucci. O império cresceu de maneira exponencial até as décadas de 1980, abrindo unidades nas maiores cidades do mundo e vestindo ícones famosos e poderosos. A problemática começou em 1983.

Maurizio foi o último da família Gucci a dirigir a marca. Seu pai, Rodolfo, e seu tio, Aldo, eram filhos do próprio Guccio. Aldo foi preso por sonegação de impostos (em uma fraude fiscal histórica de sete milhões de dólares). Maurizio foi assassinado em 1995 e sua esposa, Patrizia, foi acusada de contratar os assassinos de aluguel que tiraram a vida do homem.

A história da Gucci contemporânea

A história da Gucci parecia estar fadada ao fracasso. A última tentativa de salvá-la antes de declarar falência aconteceu quando a direção criativa da maison passou para os braços de Tom Ford. O designer fez mágica com a imagem da marca e a popularizou em todo o mundo.

A partir de 1994 a Gucci vive uma nova e excelente fase. Tom Ford foi capaz de trazer irreverência, sensualidade e transformação, levando a marca de volta ao topo. Hoje, é a italiana que mais vende no mundo.

Devido a desentendimentos e problemas de contrato, Tom Ford deixou a direção criativa da marca em 2005, dando lugar para a romena Frida Gianini. Hoje, Gucci segue inovando e fazendo sucesso nos holofotes, semanas de moda e editoriais de revistas ao redor do mundo.

Hoje, o diretor criativo da marca é Alessandro Michele, homem que deu nova vida às criações da Gucci. Ele procura não seguir as grandes tendências e diretrizes da moda atual, sempre tentando refletir sobre a verdadeira significância de seus elementos, que surgem através de seu mix de referências.

Para conhecer a história de outras marcas icônicas como esta continue acompanhando o blog Pretty News!

Comentários