Moda Consciente: Você entendeu esse conceito?

Você realmente entende do que se trata o termo moda consciente ? Se ainda tem dúvidas sobre o tema a gente vai te explicar tudo o que precisa saber sobre esse movimento que com certeza veio para ficar, afinal, motivos não faltam para começarmos a consumir de forma mais sustentável e consciente.

Só para ter uma ideia, de acordo com o World Resources Institute, um caminhão de lixo de roupas é queimado ou enviado a aterros a cada segundo, uma média de 2.625kg de roupas! Em um dia daria para preencher 1,5 Empire State, e em um ano teríamos o suficiente para encher a Baía de Sydney, mais ou menos 82.782.000.000kg de roupas. Dá para ter ideia do que é isso!?

Desperdício da Indústria da Moda

Consumo Consciente

Quer mais motivos? Olha só isso, para fabricar uma calça jeans se emite a mesma quantidade de poluentes equivalente a dirigir um carro por  128 quilômetros. Os tecidos não biodegradáveis podem permanecer nos aterros por até 200 anos depois do seu descarte. Para se fabricar uma única camiseta simples de algodão são necessários 2.700 litros de água! O suficiente para uma pessoa consumir por dois ano e meio. Nem dá para acreditar, né? Surreal.

Consumo Consciente

E por tudo isso e mais um pouco que o conceito de moda consciente é tão importante e precisa ser disseminado.

O que é o Consumo Consciente

Um tanto diferente e mais abrangente que a moda sustentável, a moda consciente é principalmente a ideia de abraçar a sustentabilidade não apenas na produção ou apenas por parte dos produtores, mas em toda a cadeia de consumo de cada peça.

Trata-se de um movimento que une todas as pessoas que fazem parte dessa cadeia de consumo. Começando pelo o produtor, que busca maneiras sustentáveis e responsáveis na criação e produção dos produtos, tanto pro meio ambiente quanto o socialmente responsável, o lojista ou distribuidor, que faz uma curadoria se preocupando com a forma de produção dos produtos que oferece, e principalmente você, consumidor, que opta por ir na contramão do fast fashion, consumindo peças com mais qualidade, que entregam uma durabilidade incrivelmente maior, consumindo menos por consumir, e mais por se identificar de fato com o produto, e principalmente sempre se perguntando: “de onde vem o meu produto?”.

A melhor forma de consumo para tentarmos minimizar os efeitos desastrosos que ano após ano de consumo desenfreado tem nos proporcionado, é procurar por marcas que ofereçam mais que produtos, que ofereçam responsabilidade.

Existem muitas marcas hoje em dia que cuidam de todos os detalhes para termos um planeta e sociedade mais saudáveis, que têm produtores que se preocupam com a matéria-prima adotada em seus processos, desde o agrotóxico utilizado no plantio do algodão ou outras plantas, e como é feito esse plantio, até os trabalhadores da colheita e da fabricação, como também buscam formas de melhorar o uso das peças, como aumentar a durabilidade, até o seu descarte, produzindo peças biodegradáveis e que trabalhem a reciclagem.

Práticas de um Consumidor de Moda Consciente

Algumas dicas práticas e simples para você entrar de vez nesse movimento e fazer parte da transformação positiva do nosso planeta:


◢ Compre menos para ter mais

Isso mesmo, você leu certo. O consumo exacerbado te entrega um armário cheio de roupas, mas é só quantidade e normalmente pouquíssima qualidade, e o que faz alguém “estar na moda”, não é ter roupas e acessórios diferentes para cada dia do ano, mas sim ter aquilo que tem tudo a ver com você, que expressa a sua personalidade e tudo o que você é. Menos é mais, já disse a sensata Coco Chanel.

Moda Consciente


◣ Se pergunte de onde vem a sua roupa

Essa pergunta mágica te faz fugir de marcas sem responsabilidade, que fabricam poluindo o nosso planeta, que estimulam o consumo exagerado, que se preocupam apenas com lucro, e que muitas vezes se utilizam do trabalho escravo ou análogo à escravidão para vender mais barato, te fazer comprar cada vez mais, e sair ganhando rios de dinheiro por produtos sem qualidade que vão ser descartados amanhã.

Moda Consciente


◤ Compre em brechós 

O conceito de brechó vai muito além de oferecer produtos com menor preço, se trata de dar vida e história para peças que estavam esquecidas ou que precisam fazer parte do armário de novas pessoas. Muitas peças, quando não estão mais em uso, seja por não fazerem mais parte do estilo de uma pessoa, ou por n motivos, não precisam ser jogadas no lixo, elas pode encantar alguém que tem tudo a ver com elas e estender sua história por alguns anos. Isso não é incrível? Dá muito mais valor para o produto, e o planeta agradece.


◥ Procure por qualidade para ter durabilidade 

Fuja de fast fashion e qualquer tipo de linha de produção que te entregue produtos fracos, sem qualidade. Por mais que sejam baratos e por isso pareçam ter alguma vantagem, não passam de ilusão. Já ouviu falar de que “o barato muitas vezes sai caro”? É isso mesmo, sai muito caro para você, que vai descartar aquela peça muito rápido e de compra e recompra você acaba por gastar mais do que gastaria com um produto de qualidade e responsável, que vai durar muitos anos, e sai ainda mais caro para o planeta, que a cada recompra estimula mais produção, maior uso de matéria-prima e principalmente mais lixo. Muito mais lixo.


Prettynew e a Moda Consciente

O Prettynew tem um papel fundamental dentro de tudo isso que falamos aqui em cima. Desde 2014 estamos aqui defendemos o consumo consciente. Buscando ter uma curadoria extremamente cuidadosa, oferencendo peças que possam ter continuidade, história, que despertem emoções e componham a singularidade de cada um dos nossos consumidores.

Em um mundo de consumo desenfreado, queremos torná-lo um pouquinho “mais saudável”, reciclando os produtos de moda. Dar a eles novos donos e novas possibilidades é a nossa missão.

Somos um espaço de second-hand luxury. Nossos produtos são selecionados a partir de um criterioso processo de curadoria para criar uma experiência completa em torno do nosso universo. Nós garantimos a qualidade e principalmente, a autenticidade de cada peça que entra em nosso site.

AUTENTICIDADE é o principal e maior valor da nossa marca, por isso o destacamos em caixa alta. Trabalhamos apenas com produtos previamente avaliados e aprovados diante do nosso rigoroso processo de avaliação, que resulta na escolhe de marcas que tenham responsabilidade e respeito pelo nosso planeta e a sociedade.

Loja Prettynew

Loja Prettynew

Conheça o Prettynew através do nosso site, e quando puder, venha visitar o nosso showroom que fica em Brasília. Esperamos por você! 🙂

Comentários