Tecidos sustentáveis: veja as principais tendências ecológicas

Trouxemos tudo o que você precisa saber sobre algumas das principais tendências de tecidos sustentáveis, confira!

A cada temporada de moda surgem novas tendências e variações de tecidos sustentáveis, derivados de fibras naturais, biodegradáveis e sem adição de agentes químicos em suas composições.

Na produção de fibras têxteis existe um grande impacto ambiental envolvido, pois cada matéria-prima passa por um processo diferente, o que acaba afetando o meio ambiente de diferentes formas.

Por conta disso, a utilização e o surgimento de novos tecidos veganos e sustentáveis é fundamental na busca pela redução dos efeitos causados pela indústria na natureza.

Linho

Quando você pensa na palavra linho, qual a primeira imagem que surge em sua mente? Roupas sofisticadas, confortáveis e elegantes, certo?

Clássico da moda, o linho se consagrou ao longo da história como um material nobre e de muito valor para a sociedade. Inclusive, é considerado o tecido mais antigo do mundo, empregado até mesmo em processos de mumificação dos faraós no Egito Antigo.

Derivado de fibras naturais da planta “linho”, o produto tem 100% de aproveitamento em sua confecção, na qual as sobras são destinadas à produção de outros itens como sementes de linhaça e óleos. 

Apresenta inúmeros benefícios como secagem rápida, alta resistência, que garante a preservação de sua cor por longos anos e oferece ainda propriedades antialérgicas e térmicas, o que contribui com o equilíbrio da temperatura corporal.

Couro de abacaxi (ou Piñatex)

Você sabia que roupas, calçados e acessórios são produzidos com couro de abacaxi?

Criado pela pesquisadora e designer Carmen Hijosa, o Piñatex é um tecido ecológico, elaborado a partir das fibras presentes nas folhas do abacaxi, através do reaproveitamento de partes do fruto que seriam descartadas.

Tecidos sustentáveis: veja as principais tendências ecológicas
Couro Piñatex (Reprodução/Instagram)

Além de mega versátil, o material é uma alternativa vegana que não gera danos à natureza ou aos animais e que necessita de baixo volume de água em sua produção. 

Com tantos pontos positivos, o Piñatex já fez parte de coleção da grife Hugo Boss, na qual foi utilizado na composição de sapatos masculinos veganos, juntamente com outros materiais ecológicos.

Tecidos sustentáveis: veja as principais tendências ecológicas
Coleção Hugo Boss (Reprodução)

Fibra de laranja

O tecido ecológico feito a partir da fibra das cascas e bagaços de laranjas faz parte do projeto “Orange Fiber”, criado pelas empresárias italianas Adriana Santanocito e Enrica Arena.

Tecidos sustentáveis: veja as principais tendências ecológicas
(Reprodução/Instagram)

A textura do material se assemelha muito ao da seda e já atraiu a atenção da grife Salvatore Ferragamo, que utilizou o tecido para criar peças como vestidos, camisetas e calças com elementos da natureza estampados.

Tecidos sustentáveis: veja as principais tendências ecológicas
Peça de coleção da grife Salvatore Ferragamo (Reprodução)

Fibra de bananeira (ou Bananatex)

Desenvolvido por uma marca suíça de mochilas, o Bananatex é um tecido produzido com fibras de bananeira abacá, que não necessita do uso de água ou pesticidas em sua fabricação.

Tecidos sustentáveis: veja as principais tendências ecológicas
Fibra e tecido Bananatex (Reprodução/Instagram)

Biodegradável, resistente e durável, o material recebe um acabamento impermeável feito com cera de abelha natural, que também proporciona um toque muito macio ao tecido. Além disso, é elaborado em um processo que visa o desperdício zero na produção.

Tecidos sustentáveis: veja as principais tendências ecológicas
Mochilas com tecido Bananatex (Reprodução/Instagram)

Faça parte de um futuro mais sustentável

Você pode fazer a diferença!
“Now we recycle good taste and energy”

Aproveitando que estamos falando sobre sustentabilidade, vale lembrar que no Prettynew você pode vender itens que não pretende usar mais, praticando a moda circular e colaborando com ações sustentáveis.

Com este método, já conseguimos evitar que mais de 140 toneladas de roupas fossem descartadas em aterros sanitários, além de fazermos a compensação de nossos resíduos e da emissão de gases CO2 em nossa logística.

Dessa forma, nossa plataforma de Second Hand já impactou mais de 16 milhões de pessoas, que podem aproveitar um espaço completo para compra e venda de produtos de luxo 100% autênticos, de forma simplificada e totalmente segura.

Separe os itens que você não deseja usar mais e desapegue com Prettynew.

Se você gostou de saber mais sobre as principais tendências de tecidos sustentáveis, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais.

Leia mais: 5 Tendências de Moda Sustentável em ascensão

Comentários