04/10 Dia da Natureza: Como fazer sua parte?

Hoje, dia 04 de outubro, é o dia escolhido para que, anualmente, seja celebrado o Dia da Natureza, mas lembrando, esse é um tema relevante e que deve ser discutido em todos os dias do ano!

O Dia da Natureza tem como objetivo conscientizar a população a respeito da importância de conservar o meio ambiente e mostrar como as ações individuais se transformam em força coletiva, é uma oportunidade de reflexão sobre como temos utilizado os recursos naturais disponíveis em nosso planeta.

Confira mais sobre o dia da natureza e entenda como você pode fazer sua parte:

Como fazer sua parte

A indústria da moda está entre as principais indústrias poluidoras do mundo e por mais que as grandes marcas da indústria da moda sejam as grandes responsáveis pelas alarmantes emissões de carbono no meio ambiente, o consumidor pode fazer a sua parte para ajudar o meio ambiente. 

Veja abaixo algumas práticas para contribuir e conservar o meio ambiente:

1. Compre com responsabilidade

Considerando que mais de 100 bilhões de peças de vestuário são produzidas todos os anos, é mais crucial do que nunca adotar o mantra “compre menos e compre melhor”.  Pergunte a si mesmo por que você está comprando algo antes de comprá-lo e quantas roupas você realmente vai usar, e se você está pensando em comprar algo novo, considere se é de uma marca com foco sustentável.

2. Opte por materiais de baixo impacto

Considerando que a produção de têxteis é responsável pela maior parte do impacto ambiental da moda, procure materiais de menor impacto, como algodão orgânico, linho, cânhamo e viscose de origem sustentável.  Melhor ainda, opte por tecidos reciclados sempre que possível – pois isso elimina o estágio de produção de fibras.

3. Compre second-hand

Uma das maneiras de contribuir é se tornar adepto do mercado second-hand. Ao escolher o second-hand você não está apenas ajudando a manter os itens usados ​​fora dos aterros e aumentando o ciclo de vida de peças, você também está apoiando o movimento que visa fazer grandes mudanças em todo o setor da moda para o benefício de todos e tornar a moda sustentável o padrão do setor.

4. Limpe seu guarda-roupa com cuidado

Com uma estimativa de 85% dos têxteis acabando em aterros sanitários, é essencial que você considere o que acontece com suas roupas quando você decide não usá-las mais. Vender seus itens para garantir que eles se encaminhem para um novo lar é uma ótima opção.

Saiba como desapegar de seus itens no Prettynew:

5. Eduque-se

Você também pode fazer sua parte aprendendo sobre a crise climática e a sustentabilidade na moda, por meio de notícias, livros ou documentários.  Isso ajudará você a tomar decisões informadas e aumentar a conscientização entre sua própria comunidade sobre o que está acontecendo.

Separamos uma lista de filmes e documentários capazes de provocar mudanças de pensamento, hábitos e posicionamento. 

Confira documentários para repensar o consumo de moda.

Para se aprofundar ainda mais nesse assunto, também elaboramos uma lista com cinco livros sobre moda sustentável. 

5 dicas de livros sobre moda sustentável

Gostou do post? Acompanhe nossas novidades e fique por dentro de todas as tendências!

Comentários