Dicas de como limpar suas joias e bijoux sem danificá-las!

Hoje, o Prettynew reuniu algumas dicas com cuidados essenciais para limpar suas joias e bijoux e continuarem sempre lindas!

Você sabe como cuidar das suas joias e bijoux e fazê-las durar por muito mais tempo?

É normal que as joias e bijoux fiquem um pouco escuras e sem brilho com o tempo. Isso acontece em função dos hábitos diários e o contato com a pele. Mas deixá-las novamente limpas e com brilho é muito fácil. Confira aqui algumas dicas que separamos:

Cuidados:

Evite situações que possam arranhar ou quebrar suas joias ou bijoux;

Não as deixe expostas ao sol e ao calor;

Retire os anéis para executar serviços manuais e que envolvam água, produtos químicos, cosméticos e medicamentos;

Os cremes, hidratantes, loções e perfumes apesar de serem ótimos para os cuidados do corpo e rosto, são inimigos do brilho das joias, pois seus componentes aceleram a oxidação das peças. Por isso, lembre-se de tirar seus acessórios quando for aplicar cosméticos na pele. E, coloque-as somente depois que os produtos forem absorvidos;

Devem ser guardadas separadamente. Se você possuir um porta-joias para todas, separe-as com veludo ou flanela macia;

Nunca as guarde em sacos plásticos;

Guarde suas joias e bijoux em locais arejados. Atenção especial às pérolas, esmeraldas e madrepérolas que precisam respirar e não combinam com locais úmidos ou secos demais.

Limpeza:

Sem pedras:

Faça uma mistura de água e bicarbonato de sódio. Deixe sua joia ou bijoux de molho por poucos minutos nessa mistura e depois a enxágue com água limpa.

Com pedras:

Lave com água morna (não quente), detergente neutro e uma escovinha macia. Depois, enxágue-a com água morna. Deixe-a secar sobre lenços de papel.

Com esmeraldas:

Joias com esmeralda precisam de cuidados especiais. Lave com sabão neutro e água fria. Enxágue e seque com lenços de papel, friccionando a joia levemente. Não esfregue.

Com pérolas e madrepérolas:

Após o uso, pérolas e madrepérolas devem ser limpas com flanela seca ou algodão seco. Esse procedimento elimina possíveis resíduos de suor e cosméticos. Não lave pulseiras ou colares com pérolas. A umidade enfraquece o fio de seda, por isso, não o molhe e, se puder, troque o fio a cada dois anos.

Com turquesa, opala e ágata:   

Limpe-as com flanela ou camurça. Não use água ou óleo.

O que não fazer:

Nunca ferva a água que você for usar para deixar sua joia de molho. O calor excessivo não faz bem para a joias ou bijoux;

Não deixe-as de molho com produtos químicos, como detergentes.

Espero que tenha gostado das dicas. Compartilhe com as amigas e acompanhe as nossas novidades. Me conta nos comentários: Qual método você costuma usar para limpar suas joias e bijoux?

Veja também: Dicas Essenciais Para Cuidar De Suas Bolsas.

Comentários